Foliões poderão fazer teste do Bafômetro na saída do Carnaval sem repreensões

por admin
0 visualizações

Operação Álcool Zero terá bafômetro opcional enquanto folião estiver a pé para avaliar se está apto para dirigir


Foto: Gleison Miranda/ Secom

A Polícia Militar do Acre traz uma boa novidade para a segurança dos foliões no Carnaval 2011. A festa que acontece de 5 a 8 de março na Avenida Amadeo Barbosa e estacionamento do Estádio Arena da Floresta contará com duas bases de policiamento fixas e a Companhia de Trânsito (Ciatran) terá um papel fundamental na fiscalização, utilizando os bafômetros durante todas as noites de folia. Esse ano, quem achar que excedeu na bebida durante a folia terá a oportunidade de realizar um teste de bafômetro na saída do carnaval para avaliar se está realmente apto a dirigir ou terá que passar a chave do carro para outra pessoa.

A medida é totalmente preventiva. O teste não é obrigatório e o resultado não implicará em nenhuma medida policial contra o cidadão. Entretanto, o comandante da Ciatran, Major Luciano, lembra que haverá várias blitz de fiscalização e se o cidadão for pego em algumas delas dirigindo alcoolizado, ele será autuado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, resultando numa infração gravíssima, multa de R$900 e suspensão do direito de dirigir.

Embora o teste mesmo durante uma blitz não seja obrigatório, o artigo 227 da CTB estabelece que todo condutor de veículo automotor, envolvido em acidente de trânsito ou que for alvo de fiscalização de trânsito, sob suspeita de haver excedido os limites previstos, será submetido a testes de alcoolemia, exames clínicos, perícia, ou outro exame que por meios técnicos ou científicos, em aparelhos homologados pelo CONTRAN, permitam certificar seu estado.

Vale lembrar que o acesso de carros até o estacionamento do estádio Arena da Floresta será realizado apenas pela Avenida Amadeo Barbosa, Quarta Ponte e Via Chico Mendes. O acesso através do complexo 14 Bis estará disponível apenas para pedestres. O estacionamento é gratuito. Esse ano a festa de carnaval vai até às 3 horas da madrugada.

Como funciona o bafômetro?

O bafômetro é um aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcoólica analisando o ar exalado dos pulmões de uma pessoa. É também conhecido pela denominação técnica “etilômetro”, devido às reações que envolvem o álcool etílico presente no hálito do suspeito e um reagente.

Todos os tipos de bafômetros são baseados em reações químicas, e os reagentes mais comuns são dicromato de potássio e célula de combustível. A diferença entre estes dois reagentes é que o dicromato muda de cor na presença do álcool enquanto a célula gera uma corrente elétrica.E mais, não adianta tentar disfarçar o hálito, mascar chicletes, tomar azeite, etc, todas essas artimanhas não o impedirão de perder a carteira e ter o veículo apreendido.

Fonte: Agência Notícias do Acre

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo