(Por Jannice Dantas)
O Detran alerta os condutores que, ao contrário de boatos que têm circulado na cidade de Rio Branco, a fiscalização eletrônica ainda não voltou a funcionar. Os radares já podem ser vistos nas ruas da capital, no entanto, o equipamento encontra-se em fase de aferição, realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A fiscalização eletrônica irá realizar o controle de velocidade, parada sobre faixas de travessia e avanço de sinal. Os radares estão sendo instalados em pontos onde as estatísticas comprovam maior índice de acidentes e auxiliarão no cumprimento das normas de segurança de trânsito definidas por lei.
“A maior preocupação do Detran é com a vida. Queremos diminuir o número de acidentes. No trânsito a qualidade de vida está diretamente ligada à segurança nas vias”, lembra a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.
Sawana explica ainda que, assim que os radares começarem a funcionar, o órgão irá divulgar amplamente na mídia. “Além do mais, no primeiro momento eles irão trabalhar somente de forma educativa, para que o condutor se acostume com a fiscalização eletrônica. Nesse período, que será de aproximadamente 90 dias, o condutor será apenas notificado e avisado de seu descumprimento às leis de trânsito”, disse.