Estudantes de Tarauacá recebem noções de educação para o trânsito

por admin
0 visualizações

A educação de trânsito do Detran está no município de Tarauacá desde quarta-feira, 27 e permanecerá até a próxima sexta-feira, 29, realizando palestras sobre auto cuidado nas vias e também sobre a Álcool Zero.

As atividades foram idealizadas pelo gerente da segunda circunscrição de trânsito (Ciretran), Valdir Nery. Ele relata que algumas vezes as próprias escolas, convidam para que o setor representante do Detran no município converse com os alunos sobre a importância da educação de trânsito no cotidiano das pessoas.

Cerca de três mil alunos serão contemplados com as palestras. O tema é abordado de acordo com a faixa etária. Para estudantes da educação infantil e ensino fundamental, são passados noções de comportamento nas vias. Já para o ensino médio, a palestra é voltada para explicar sobre a importância da operação Álcool Zero.

O aluno da sexta série do Instituto São José, Ismael Espanhol, relata que a palestra foi importante: “Agora aprendi a me proteger no trânsito”. Já a professora dele, Marilúcia de Souza, disse ter gostado, pois mostra para os alunos a forma correta de andar no Trânsito. Ela explica ainda que nessa fase a criança assimila com mais facilidade e certamente coloca em prática o que aprenderam.

A diretora da escola, irmã Maria Taffarel, acredita que a semente sempre é plantada: “Além disso, os mais novos são os que mais guardam informações e os que mais cobram dos pais, por isso, a importância desse tipo de ação aqui em Tarauacá. Quando aprendemos sobre trânsito, ficamos mais seguros”.

Atualmente o município tem 35.526 habitantes, que em sua maioria utilizam a bicicleta como meio de transporte. “Diante dessa realidade, o trabalho que será desenvolvido aqui será com destaque para os ciclistas”, detalhou a chefe de divisão de educação de trânsito, Geny Polanco.

Capacitação para multiplicadores

As atividades se encerram no dia 29, com um curso que irá capacitar professores do município para atuarem como multiplicadores do tema trânsito dentro das escolas. A diretora geral do Detran, Sawana Carvalho, explica que essa atividade é decorrente do treinamento que foi realizado no começo de junho, em Rio Branco. A capacitação foi ministrada pela pedagoga especialista em trânsito, Irene Rios. Com isso, o trânsito poderá ser trabalhado dentro das escolas tarauacaenses como tema transversal.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo