Escola Menino Jesus recebe palestra da Operação Álcool Zero

por admin
0 visualizações

(Por Fátima Bandeira)

Com o objetivo de conscientizar os pais de alunos sobre os perigos da união de álcool e direção, a escola infantil Menino Jesus recebeu, nesta sexta-feira, 13, uma palestra sobre a Operação Álcool Zero. Abordando noções de comportamento nas vias públicas e dados relativos ao trânsito, a palestra foi apresentada pelo policial militar Jairton Ferreira, da Companhia de Trânsito (Ciatran), juntamente com a equipe de educação de trânsito do Detran.

O palestrante começou sua explanação evidenciando as suas experiências como membro atuante na fiscalização de trânsito. “Enquanto policial, já vi muitos acidentes acontecerem principalmente por causa da bebida alcoólica. Entre 70 e 80% dos acidentes com vítimas fatais ocorrem por causa do álcool”.

Ferreira explicou ainda que se todas as normas do Código de Trânsito Brasileiro fossem seguidas, o número de acidentes seria reduzido de maneira considerável. Para a diretora do colégio, Adalvani Carvalho, palestras como essa são importantes para conscientizar os pais quanto ao trânsito e assim transmitir as boas práticas aos filhos. “É importante fazer com que os pais exercitem a cidadania, cumpram as leis e passem para os seus filhos”, ressalta Adalvani.

O pedagogo do Detran, José Lopes, diz que o principal objetivo da palestra sobre a Álcool Zero é uma complementação do que já vem sendo discutido nas escolas através dos grupos de teatro. “Nosso objetivo é conscientizar e sensibilizar as pessoas. Estamos falando aqui que juntar álcool e direção não dá certo, seja para quem está conduzindo o veículo, seja para quem está transitando nas vias”.

“Quanto maior a abrangência das informações sobre os perigos de álcool e direção e o trabalho realizado pelo Detran através da Operação Álcool Zero, melhor para a formação de cidadãos mais conscientes. Levar o tema trânsito às escolas e envolver pais e alunos é a melhor forma de atingir esse objetivo”, afirma a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

A mãe de um dos alunos da escola Menino Jesus, Valcirene Moura, diz que a palestra é muito importante já que ao conscientizar os pais, “as crianças desde cedo vão aprendendo que não é correto ingerir bebida alcoólica e dirigir”. Ao final da palestra, foram distribuídos pulseiras e adesivos da Operação Álcool Zero.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo