Encontro da AND reúne assessores de comunicação e estatísticas dos Detrans em Brasília

por admin
0 visualizações

(Por Assessoria AND)

A AND realizou, na última quinta-feira (11.07) encontro com assessores de Comunicação e responsáveis pelo setor de Estatísticas dos Detrans. O evento aconteceu na sede da entidade, em Brasília, e reuniu 37 profissionais de 17 estados da Federação. Foi uma parceria com os ministérios das Cidades e da Saúde e inaugurou uma série de outras reuniões que acontecerão com outros setores dos Detrans.

A abertura aconteceu às 9h30 com a presença da presidente da AND, Sawana Carvalho, do representante do Ministério das Cidades, Macier Trombiere, do diretor-geral do DENATRAN, Antonio Cláudio Portela, e do representante do Ministério da Saúde, Luiz Otávio Miranda.

“Visamos fortalecer as ações dos departamentos de trânsito e estreitar as relações com os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito e do Comitê Interministerial que trata do trânsito”, afirmou a presidente Sawana Carvalho. Ela saudou a presença de todos os participantes, oportunidade que também agradeceu aos seus colegas dirigentes de Detrans pelo empenho ao enviar seus assessores para o encontro.

“O papel da comunicação no Sistema Nacional de Trânsito” foi o primeiro tema do encontro, com exposição de Marcier Trombiere, assessor especial do ministro das Cidades e chefe da Assessoria de Comunicação Social. Ele abordou o estreitamento das relações entre as assessorias de comunicação dos DETRANs com Ministério das Cidades e os demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, mas se atendo especialmente à apresentação das ações do Ministério das Cidades em relação às campanhas publicitárias do Parada e das parcerias na definição de ações de publicidade e marketing.

A criação de uma rede de comunicação entre as assessorias dos Detrans, da AND e do Sistema Nacional de Trânsito, foi o tema abordado por Antonio Augusto Brentano, da equipe de Comunicação Social do Ministério das Cidades. A SocialBase é uma rede social corporativa interna criada pelo Ministério das Cidades, da qual todos os assessores de Comunicação e responsáveis pelas estatísticas terão acesso.

Esta ferramenta vai, entre outras utilidades, auxiliar na maior integração entre os Detrans, a AND, Denatran e outros órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e do Comitê Interministerial. Trata-se de uma rede interna capaz de promover o relacionamento entre os vários agentes do sistema e compartilhar documentos e realizar fóruns de discussão.

À tarde os trabalhos foram retomados com o tema “Campanha de Marketing na Prevenção de Acidentes de Trânsito”, apresentado por Victor Pavarino, consultor nacional da Organização Pan-Americana de Saúde, e Luiz Otávio Miranda, consultor do Ministério da Saúde. O Projeto Vida no Trânsito, as Ações de comunicação do Ministério da Saúde e as Estatísticas: mortalidade e morbidade foram cases apresentados.

“Estatísticas: ferramenta de planejamento e execução de políticas de comunicação” foi o tema seguinte, apresentado por Antonio Augusto Brentano, da equipe da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Saúde. Ele falou da importância da Estatística para o planejamento de ações de comunicação, em especial as campanhas publicitárias voltadas para o trânsito.

O tema estatística foi objeto também de duas exposições, que ficaram a cargo de Cristiano Lemke, coordenador de Estatística e Planejamento do Detran-RS, e Marília Ferreira, gerente de Estatística do Detran-DF. Os dois apresentaram os respectivos trabalhos, exemplificando as atividades de coleta, organização, armazenamento e interpretação de dados estatísticos. Durante debates, ocorreram trocas de experiências entre os responsáveis pelo setor dos Detrans presentes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo