Em razão da pandemia, proprietários de veículos novos podem rodar sem placa em todo o país

por Detran AC
6 visualizações

A pandemia da Covid-19 tem trazido dificuldades para o atendimento e primeiro licenciamento, por conta das restrições de atendimento ao público nos departamentos de Trânsito de todo o país.


Emplacamento não é obrigatório durante a pandemia Foto: Cedida

A determinação é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que interrompeu por tempo indeterminado para fins de fiscalização os prazos relativos a registro e licenciamento de veículos novos, desde que ainda não expirados.

A paralisação ou restrição no atendimento presencial dos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito), medidas adotadas para controle da pandemia de Covid-19, tem impedido ou dificultado o primeiro licenciamento, dentre outros serviços. Para compensar, os proprietários de veículos zero-quilômetro foram autorizados a rodar sem placa de identificação em todo o Brasil. A condição é que o prazo para a obtenção do CRV (Certificado de Registro de Veículo) não tenha expirado antes de 19 de fevereiro.

“Essa é mais uma medida para facilitar a vida do condutor por conta da pandemia. A orientação é que o condutor de veículo ainda não emplacado leve sempre a nota da compra enquanto durar a suspensão dos prazos definida pela deliberação do Contran. O documento deve ser apresentado em caso de abordagem por policial ou fiscal de trânsito”, afirma José Tanaca, diretor de Operação e Trânsito do Detran/AC.

Vale lembrar que dirigir carro sem placa é infração gravíssima. Em condições normais, o motorista flagrado rodando com veículo sem placa nem autorização especial é enquadrado por infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, perda de sete pontos na CNH e remoção do veículo.

Serviço pode ser feito por meio de um despachante

Caso o motorista prefira realizar o emplacamento do seu carro, mesmo tendo a permissão e rodar sem as placas, é possível.

Para fazer o serviço, nesse caso, é preciso contratar um serviço de despachante, já que as novas placas do Mercosul não precisam de lacre.

Uma outra opção é na hora de comprar o veículo, pois algumas concessionárias oferecem o serviço de emplacamento já incluso no pacote de venda do carro.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo