Em 2020, vistoria veicular do Detran será feita mediante agendamento

por Detran AC
5 visualizações

 Andreia Nobre

Em virtude de adequações para a implantação das placas padrão Mercosul no Acre, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) comunica à população do estado que, a partir do dia 2 de janeiro de 2020, as vistorias veiculares só serão possíveis por meio de agendamento.

Atualmente, este serviço é oferecido de acordo com a demanda ou ordem de chegada, porém, para não causar congestionamentos nos horários de picos e atender às novas regras nacionais para a implantação das placas Mercosul, a direção da autarquia decidiu fazer adequações no serviço.

“Desejamos prestar o melhor serviço ao cidadão, queremos diminuir filas e oferecer mais comodidade à população. Atender bem é a missão do órgão”, afirmou o presidente do Detran/AC, Luiz Fernando Duarte.

Atualmente, já é possível agendar o serviço de forma on-line pelo site www.detran.ac.gov.br. Ano que vem, o agendamento também poderá ser feito de forma presencial.


Vistoria serve para avaliar as condições de circulação de um veículo (Arquivo/Detran)

O prédio da Unidade de Vistoria fica localizado na Travessa Caramuru, 113, 7 º BEC, ao lado do Lar dos Vicentinos, em Rio Branco. O serviço é oferecido de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 16h30, e sexta-feira das 7h às 13h.

“Ressaltamos que o serviço de vistoria agendado é apenas em Rio Branco, no interior continuará sendo executado por ordem de chegada”, ressaltou Luiz.

Vistoria

A vistoria veicular é um serviço necessário para os casos de: primeiro emplacamento, relacração de placa, transferências de propriedade, transferências de unidade federativa, segunda via do Certificado de Registo de Veículo (CRV) e alterações de características do veículo, dentre outros serviços.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a vistoria serve para avaliar as condições de circulação de um veículo, a existência e funcionamento dos equipamentos obrigatórios e atestar a autenticidade da sua identidade e da sua documentação.

Ainda tem o objetivo de confirmar a legitimidade da propriedade e conferir se as características originais do veículo foram modificadas e estão devidamente regularizadas.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo