Educação de trânsito ministra curso de mecânica para estudantes do Ensino Médio

por admin
0 visualizações

Um convênio celebrado entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria de Estado de Educação e Esporte estabeleceu uma atividade extracurricular de formação teórica para estudantes do Ensino Médio de várias escolas de Rio Branco. O curso é uma exigência da resolução 265 do Conselho Nacional de Trânsito e será considerado formação teórica para o processo de habilitação.

Quatro escolas realizaram seleção entre seus alunos para participar do curso. A formação começou em outubro do ano passado, com 27 estudantes. Coordenado pela equipe de educação de trânsito do Detran, o curso é ministrado pelo educador Eberson Maia e tem um total de 90 horas-aula, número acima do que é exigido das autoescolas na formação dos condutores. As aulas são aos sábados, para não interferir nas atividades normais das escolas.

Hoje foi dado início a última disciplina do curso, noções de mecânica, que auxilia no entendimento sobre o funcionamento dos veículos. Os estudantes realizaram seminários explicativos sobre cada parte dos motores e os cuidados a serem tomados. Antes de chegarem a essa disciplina a turma passou ainda pelo estudo da legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, convívio social, e meio ambiente.

“Temos como base o curso de formação de condutores realizado pelas autoescolas, assim esses estudantes já terão uma etapa cumprida quando foram tirar a carteira de motorista e farão apenas a parte prática”, disse o educador Eberson Maia.

A estudante Thaís Alanna da Escola Alcimar Nunes Leitão falou da importância da ação para os jovens: “é uma coisa diferente, agente vê e faz a parte teórica e prática, é legal, divertido e importante, porque nos prepara para o futuro”.

O curso é a base para uma futura disciplina curricular nas escolas, para a formação de condutores conscientes e responsáveis, que está sendo analisada por vários órgãos ligados ao trânsito e a educação. “Quanto mais cedo começarmos a preparar os condutores, melhor será nosso trânsito no futuro, precisamos preparar os jovens que estão prestes a conseguir sua carteira de habilitação, conscientizá-los e ensinar que no trânsito todos estão envolvidos e não se pode pensar somente em si”, diz Sawana Carvalho, diretora-geral do Detran.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo