Documento de porte obrigatório do veículo pode ser emitido no mesmo dia

por Detran AC
10 visualizações
Daigleíne Cavalcante 

 

 

Alana Albuquerque: “Agora poderemos atender o cidadão com mais celeridade” (Foto: Renato Beiruth)

Em entrevista coletiva concedida à imprensa nesta quarta-feira, 13, a diretora de operações do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), Alana Albuquerque, informou que, a partir de agora, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode ser emitido no mesmo dia que o cidadão realiza o pagamento das taxas, que são obrigatórias para o licenciamento do veículo.

Isso porque a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) realizou modificações no sistema de compensação do pagamento do Imposto de Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA), que agora é percebido pelo sistema em até 40 minutos, o que antes levava 24 horas.

O CRLV é o documento de porte obrigatório que precisa ser apresentado no caso de fiscalização. Por isso, em algumas situações, como, por exemplo, viagens, o proprietário do veículo tem pressa em obter o documento no mesmo dia do pagamento, o que agora é possível.

A diretora de operações do órgão explica que uma das prioridades dessa gestão é melhorar o atendimento ao público em todos os setores, e esse é mais um passo nessa missão.

“O Licenciamento, que é uma taxa do Detran e o Seguro Obrigatório, além do pagamento de multas estaduais, já eram percebidos pelo sistema do departamento rapidamente, apenas o IPVA precisava do prazo maior, agora poderemos atender o cidadão com mais celeridade”,  explica Albuquerque.

Para que o CRLV esteja disponível no mesmo dia é preciso que o Licenciamento, Seguro Obrigatório, IPVA e multas estejam quitados, porém se a multa for federal o prazo de baixa é de até 72 horas.

Essa redução de tempo na compensação do IPVA, otimizou não somente a emissão do CRLV, como também  a abertura dos serviços de vistoria, transferência de veículo, emissão de segunda via de CRV (Certificado de Registro de Veículo) e ainda liberação veículo retido no pátio, além de outro serviços.

José Aldemir aprovou a mudança, que porporciona mais agilidade no atendimento ao público (Foto: Renato Beiruth)

A novidade foi aprovada pelo representante comercial José Aldemir, que foi ao Detran nesta quarta-feira, 13, retirar os borderôs de pagamento para licenciar seu veículo e já aguardou o recebimento do CRLV. “Nessa rotina de trabalho e outros afazeres que todo mundo tem, é muito importante a praticidade de poder pegar logo o documento e não precisar voltar no dia seguinte.”

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo