Dia 9 de junho inicia fiscalização sobre transporte de crianças

por admin
5 visualizações

Detran realiza diversas campanhas educativas sobre o transporte adequado de crianças, alertando motoristas


Proteger a vida das crianças. Essa é a finalidade da Resolução 277, de 2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ao estabelecer que as crianças com idade inferior a dez anos sejam transportadas no banco traseiro com a utilização dos dispositivos de retenção conhecidos como bebê-conforto, cadeirinha, assento de elevação e cinto de segurança.

A importância desses equipamentos é porque eles diminuem em 71% os riscos de mortes nos acidentes. Da maternidade até 1 ano a criança deve utilizar o bebê-conforto, no sentido contrário do motorista. De 1 a 4 anos, a cadeirinha. De 4 a 7 anos e meio, o assento de elevação. De 7 anos e meio a 10 anos, o cinto de segurança.

Em todas essas situações, as crianças devem ser transportadas no banco traseiro. Somente a partir dos 10 anos que as crianças devem ser levadas no banco da frente.

A inobservância desses preceitos acarretará nas penalidades e medidas administrativas previstas no artigo 168 do CTB. Infração de natureza gravíssima, inserção de sete pontos na carteira e retenção do veiculo até que a irregularidade seja sanada.

O Detran/AC vem realizando diversas campanhas educativas sobre o transporte adequado de crianças.A fiscalização sobre o uso dos equipamentos será a partir do dia 9 de junho.

De acordo com o artigo 1 parágrafo 3 da Resolução 277/08, as exigências relativas ao sistema de retenção, no transporte de crianças com até sete anos e meio de idade, não se aplicam aos veículos de transporte coletivo, aos de aluguel, aos de transporte autônomo de passageiro (táxi), aos veículos escolares e aos demais veículos com peso bruto total superior a 3,5t.

Conforme o artigo 2 da mesma resolução, na hipótese de a quantidade de crianças com idade inferior a dez anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro, será admitido o transporte daquela de maior estatura no banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança do veículo ou dispositivo de retenção adequado ao seu peso e altura.

Excepcionalmente, nos veículos dotados exclusivamente de banco dianteiro, o transporte de crianças com até dez anos de idade poderá ser realizado neste banco, utilizando-se sempre o dispositivo de retenção adequado ao peso e altura da criança.

Mais informações acesse aqui

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo