Detran revitaliza faixas para proporcionar mais segurança aos pedestres

por admin
0 visualizações
Daigleíne Cavalcante 
 

 

Novas faixas de pedestre incentivam que seja feita a sinalização com as mãos para atravessar com segurança (Foto: Daigleíne Cavalcante)

“Sinalize ao atravessar”. A frase vem no início de cada faixa de pedestre revitalizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC),  com a intenção de incentivar que a travessia seja realizada com mais segurança.

O trabalho, realizado pela equipe de engenharia do Detran, iniciou-se esta semana e vai contemplar diversas faixas de pedestre de Rio Branco. Inicialmente serão revitalizadas as faixas elevadas, as próximas a escolas e em locais que não possuem semáforos, além dos pontos de travessia considerados mais críticos.

Além de tornar as faixas mais aparentes, a revitalização pretende induzir os pedestres a sinalizarem a intenção de atravessar por meio do “sinal de vida”, que é manter a mão estendida até que os carros parem. A ideia é que o pedestre seja mais facilmente identificado pelo condutor.

“O trabalho do Detran, de incentivo à travessia segura, é permanente, e uma das necessidades é que as faixas estejam sempre visíveis para aprimorar a comunicação visual aos pedestres, ciclistas e condutores”, explica a diretora de operações do Detran, Shirley Torres.

Uma das novidades das novas faixas é que a equipe de engenharia do Detran optou por uma nova tecnologia. Em vez da tinta, é utilizado um material elastoplástico laminado, que garante maior visibilidade e durabilidade. A instalação do material é também mais rápida.

“Nossa região é bastante úmida. Isso faz com que a pintura no asfalto se desgaste rápido. Já com o elastoplástico laminado haverá maior durabilidade e refletividade, aumentando a visibilidade dos condutores”, explica a engenheira do Detran, Naiana Cavalcante.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo