Detran registra redução de acidentes de trânsito em Cruzeiro do Sul

por admin
0 visualizações

(Por Flaviano Schneider)

Segundo a última estatística divulgada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), houve uma diminuição de 24% no número de acidentes de trânsito com mortes no Estado nos cinco primeiros meses do ano. A diminuição desse tipo de acidentes na zona urbana de Cruzeiro do Sul contribuiu muito para o índice – em 2011 foram registradas 11 mortes na cidade, enquanto neste ano, até o fim de maio, foi registrada uma morte.

Outras duas mortes foram registradas na Estrada Variante, que liga Cruzeiro do Sul à BR-364. Cruzeiro do Sul ficou quase seis meses sem acidentes com mortes. O investimento do governo em educação, fiscalização e sinalização contribuíu para esses índices mais positivos.

Para o gerente da Ciretran local, Valdeci Dantas, nada é mais importante para um trânsito seguro que a consciência dos condutores. Para isso, as ações de educação para o trânsito seguem ininterruptamente e procuram abranger todos os segmentos de condutores e pedestres.

Assim, a equipe de agentes que trabalham na educação foi até a Escola de Ensino Fundamental, Marechal Rondon, situada no Ramal da Mariana, Vila Santa Rosa, e ensinou as crianças e adolescentes, através de peça de teatro, com personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, noções de como se comportar diante do trânsito.

Segundo Valdeci, devido ao intenso trabalho que está sendo feito pelo governo na recuperação de ramais é importante que os alunos saibam dos perigos na própria região e, embora morem na zona rural, também frequentemente vão a Cruzeiro do Sul e precisam saber como se comportar no trânsito da cidade.

Quando a equipe da Ciretran vai ao interior procura ouvir a comunidade no sentido de saber quais são os problemas locais. No caso da Escola Marechal Rondon foi pedido um redutor de velocidade em frente à escola e enquanto a lombada não vem foi instalado um zig-zag com cones, o que obriga à redução de velocidade.

Outra importante ação de educação foi um curso ministrado a um grupo de 27 motoristas ligados ao Setor de Endemias. Com a presença, inclusive, do corregedor do Detran, Fábio Eduardo, os motoristas receberam importantes ensinamentos sobre legislação e direção defensiva.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo