Detran realiza Álcool Zero em Plácido de Castro

por admin
0 visualizações

(Por Jannice Dantas)

A operação Álcool Zero, que visa o combate de bebida e direção, esteve no último sábado, 15, em Plácido de Castro. A ação, que conta com a parceria da Polícia Militar, também teve auxílio da Polícia Civil, através do delegado do município, Martin Hessel.

“Estamos estendendo as ações da Álcool Zero para os demais municípios do Acre para que eles também se conscientizem do grande perigo que é beber e dirigir. Percebemos que ao longo desses dois anos de operações realizadas na capital, os condutores já assimilaram a cultura de direção segura e consciente”, explica a diretora geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Sawana Carvalho.

As operações, embora ostensivas, também possuem caráter educativo. Educadores de trânsito vão aos bares e restaurantes locais avisando sobre a realização da blitz e orientando para que o cidadão não dirija após beber.

Durante a realização da blitz, os condutores abordados são convidados a fazer o teste bafométrico, conforme explica o comandante da operação, tenente Adriano Souza. “Estamos aqui para salvar vidas, por isso dificilmente quem não bebe se recusa a fazer o teste bafométrico”, relata.

Para a comerciante Dilma Feliciano, essas blitze são necessárias. “Já fiz o teste de bafômetro em Rio Branco e agora estou fazendo aqui. Não sou de beber, mas quando isso acontece sempre volto para casa de carona”, detalha.

A pedido do próprio governador, o Detran vem trabalhando com fiscalização preventiva e ostensiva e também na execução de campanhas educativas. O intuito é de que o condutor e pedestre se conscientize de que no trânsito a responsabilidade é de todos.

“A ingestão de álcool interfere nos reflexos e na coordenação motora, além de causar dificuldade de concentração do indivíduo. Os efeitos podem até variar em sua intensidade, de acordo com o tipo físico e estatura, mas o fato é que todos são afetados após a ingestão de bebidas alcoólicas”, explica o diretor de operações do órgão de trânsito, Ítalo César Soares

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo