Detran realiza ações de segurança no Carnavale

por admin
0 visualizações

O Carnavale já é uma das festas mais tradicionais e importantes do calendário festivo do Estado. Considerado o maior carnaval fora de época do Acre, atrai milhares de foliões anualmente a Brasileia. A consequência desse fato é o deslocamento de um expressivo número de veículos para a cidade durante os dias de folia.

Levando em consideração essas condições, o governo do Estado, através do Detran, estabeleceu medidas educativas e também de fiscalização para garantir a segurança no trânsito das vias da cidade, assim como as que a ela dão acesso. As ações visam reforçar o perigo de algumas condutas tomadas à direção de veículo, como dirigir após consumir bebidas alcoólicas e excesso de velocidade.

A parte educativa planejada para o evento teve cunho preventivo, sendo as suas atividades desenvolvidas no trajeto de ida e volta dos foliões a Brasileia, em cinco pontos estratégicos ao longo da BR-317. Complementarmente, fiscalizações foram feitas na malha viária do município, nas quatro noites de festa.

Inovando na educação para o trânsito

Suplementarmente às abordagens de rotina, com panfletagem e dicas de trânsito, a equipe de educação do Detran investiu em novidades para este Carnavale, através de material recém-idealizado, com foco na família e valorização à vida. Além dos adesivos da família feliz com uma mensagem de trânsito seguro, também foram distribuídos jogos americanos personalizados.

“A hora da refeição é um momento propício para a reflexão e nos reunirmos com a família. Então, essa é uma forma de aproveitar a oportunidade para levarmos nossa mensagem e sensibilizar os condutores”, afirma a gerente de educação de trânsito, Geny Polanco.

Outra inovação nas abordagens ficou por conta do grupo de teatro, que elaborou pequenas apresentações especialmente para a ocasião. “É uma forma bem humorada de abordagem. Mesmo tão curtinha, o que eles dizem acaba nos chamando a atenção inclusive pela originalidade”, aponta a estudante Maria Luiza Medeiros.

Fiscalização ostensiva no Carnavale

Aliados ao efetivo de agentes da autoridade de trânsito de Brasileia, outros 16 foram deslocados da capital para reforçar a fiscalização. Também foram convidados dois policiais da Companhia de Trânsito (Ciatran) para atuar em caso de flagrantes de embriguez à direção.

Apesar do cunho ostensivo, a fluidez e operacionalização do trânsito foram prioridade. Além disso, de acordo com o diretor de operações do Detran, major Teles, esforços conjuntos de toda a segurança pública são a chave para garantir o sucesso do evento. “O objetivo maior com certeza é proteger vidas, e todos nós, de forma integrada, estamos fazendo nossa parte para atingi-lo”.

O saldo da operação nas quatro noites de folia foi positivo, segundo dados apurados no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Não houve qualquer acidente de trânsito envolvendo vítimas e apenas cinco autuações por embriaguez foram registradas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo