Detran realiza ação educativa para comemorar o Dia Mundial do Pedestre

por admin
0 visualizações

Em comemoração ao Dia Mundial do Pedestre a equipe de educadores de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou, durante toda a tarde de quinta- feira, 8, uma ação educativa nos cruzamentos próximos ao Terminal Urbano.

Além de parabenizar os pedestres, a ação visa lembrá-los de algumas regras básicas que podem lhes proporcionar maior segurança no trânsito. Durante a atividade também foram distribuídos panfletos para os pedestres. O material alerta para posturas que o cidadão deve ter na faixa de pedestre, os cuidados ao andar na calçada e na travessia onde não há faixa de sinalização.

É notória a disputa por espaço no tráfego das vias urbanas. De acordo com a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, ela não ocorre de maneira igualitária, já que os pedestres se encontram em condição mais vulnerável, até mesmo de adversidades climáticas. “Essa situação precisa ser mudada com a conscientização dos condutores e dos próprios pedestres. O condutor precisa ter em mente que é seu dever respeitar o pedestre. E ele, por sua vez, deve entender que a sua segurança também depende de sua disciplina”, afirma.

Para o motorista, Paulo César, a segurança no trânsito é de responsabilidade de todos. “Se todo mundo fosse responsável o trânsito seria mais seguro. As pessoas precisam ter consciência de que em algum momento todo mundo é pedestre, ninguém anda o tempo todo de carro, moto ou bicicleta. Acho que quando as pessoas começarem a entender isso, o trânsito vai melhorar bastante”, afirmou.

Tá na faixa tá seguro

O Detran vem realizando desde o início da gestão governador Tião Viana ações com a proposta de educar para prevenir. Em 2011 foi criada a campanha “Tá na faixa, tá seguro!”, que visa orientar a população a usar as faixas de pedestre nas travessias e orientar os condutores de veículos a respeitar os pedestres que utilizam a faixa para atravessar vias.

A coordenadora de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco, explica que além de campanhas pontuais, o Detran também trabalha, através de palestras e apresentações lúdicas, o autocuidado nas escolas de ensino fundamental a médio, visando ensinar noções básicas de trânsito e incentivar um comportamento mais seguro.

Dicas de segurança para pedestre

– O pedestre deve ter comportamento responsável no trânsito, atitudes como:

– Faça a travessia sempre em faixa de segurança;

– Se não houver faixa de segurança, atravesse a via sempre em linha reta;

– Caminhar sobre a calçada. Se não houver, ande em fila única pela borda da pista;

– Nunca atravessar driblando os carros em movimento;

– Olhar para os dois lados antes de atravessar, mesmo se a rua for de mão única e

– Não atravesse a rua correndo, nem faça brincadeiras durante a travessia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo