Detran promove ações de segurança viária para festa de São Sebastião

por admin
1 visualizações

(Por Igor Martins)

Tudo pronto para a procissão em homenagem a São Sebastião, que ocorre hoje, 20, em Xapuri. Desde a quinta-feira, 19, com a aglomeração de romeiros, comerciantes e turistas que chegam à cidade para participar da festa e o aumento no fluxo de veículos que passam a circular no município, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) enviou para o local equipes de educação e fiscalização.

A ideia é garantir a segurança no trânsito das vias de acesso à cidade, além de atuar, em parceria com a Polícia Militar, durante a execução do evento. Para isso, blitzes vão ser realizadas em vários pontos da cidade pelo Comando Integrado de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) e educadores de trânsito que fazem o trabalho de conscientização e adesivagem de veículos, em períodos alternados.

“A educação vai fazer o trabalho de orientação e a Ciftran, além de fiscalizar, irá reforçar a parte do policiamento, junto à PM, para que todos tenham uma festa em paz, sem acidentes. Porque só a presença dos agentes de trânsito traz uma segurança ao condutor e também para toda a população”, afirmou a diretora-geral da autarquia, Sawana Carvalho.

A procissão em homenagem ao padroeiro da princesinha do Acre está marcada para as 16h30, em frente à igreja São Sebastião, na praça principal da cidade. Milhares de fiéis devem acompanhar a imagem do santo, que passa pelas principais ruas de Xapuri.

Engenharia de trânsito no bairro Sibéria

Paralelamente às festividades de São Sebastião, a comunidade do bairro Sibéria recebe hoje, 20, sinalização vertical e horizontal, na presença do governador Tião Viana e da diretora-geral do Detran. A demanda, gerada com o asfaltamento das principais vias da localidade, conta com a inclusão de placas de trânsito, 350 m de pinturas, entre faixas de pedestres, divisores de pista e linhas de bordo.

O presidente da associação de moradores, João Jorge da Silva, 46, reside no Sibéria desde que nasceu e vê com bons olhos a sinalização no bairro. Segundo ele, isso traz para a comunidade a sensação de que a área agora faz parte, efetivamente, do perímetro urbano do município de Xapuri. “Para nós, é motivo de alegria, porque cria a sensação de que a vida na comunidade está melhorando”.

O Sibéria fica no segundo distrito de Xapuri e é considerado um dos bairros mais antigos da cidade, remontando à época da Segunda Guerra Mundial. É um ponto vital, pois promove o acesso a vários ramais da região.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo