Detran participa com ação educativa no Dia do Idoso

por admin
0 visualizações

Por Igor Martins

Uma ação educativa de trânsito marca as comemorações alusivas ao Dia do Idoso em Rio Branco. Educadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estiveram na rotatória do Horto Florestal para realizar durante toda esta terça-feira, 01, abordagens a condutores e auxiliar pedestres na travessia nas vias públicas das proximidades.

A principal mensagem durante as abordagens dos educadores se foca em reafirmar a importância do respeito ao grupo da melhor idade no trânsito. Para tanto, foram utilizadas faixas com mensagem de conscientização, bem como distribuíram adesivos da campanha “Esta vaga não é sua, nem por um minuto”, referente às vagas de estacionamento especial, garantidas por lei.

De acordo com a coordenadora de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco, estima-se orientar pelo menos 1500 condutores durante todo o dia. “Já não é a primeira ação que realizamos com foco no idoso e com certeza não será a última. É importante levar essa mensagem à sociedade, de que os idosos devem ser respeitados, inclusive por sua vulnerabilidade com relação ao trânsito”, explica.

Dona Francisca Azevedo, 72, aposentada, leva uma vida bem ativa, mas confessa que os reflexos já não são mais os mesmos da juventude. “Não é porque a gente envelhece que a gente fica inválido.Tenho cuidado quando vou atravessar a rua e não arrisco a minha vida. Seria bom que as pessoas tivessem um pouco mais de respeito pela gente, porque todo mundo tem um parente idoso”, desabafa.

O trabalho realizado pelo Detran fez parte da programação de cunho governamental, apoiado por outras entidades como o Serviço Social do Comércio (Sesc), que se realizou no interior do horto, com diversas atividades como dança e também o oferecimento de serviços, a exemplo da aferição de glicose no organismo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo