Detran orienta como dirigir em dia de chuva

por admin
0 visualizações

Janeiro é mês de férias escolares e muitos pais decidem pegar a estrada para viajar com a família. No entanto, o inverno amazônico é um período de intensas chuvas e requer do condutor maior atenção, tanto na estrada quanto na cidade. Com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro nessa época, o Detran orienta como se deve dirigir em dia de chuva.

A quem vai utilizar as vias urbanas, o coordenador da fiscalização de trânsito do Detran/AC, Herbson Sousa, aconselha: “Sob chuva, é necessário andar sempre com o limpador de para-brisas funcionando, aumentar a distância com relação ao veículo da frente, utilizar luz baixa para que os demais condutores tenham maior visibilidade do seu veículo, ficar atento aos semáforos e travessia de pedestres e, por fim, evitar frenagens bruscas”.

Os cuidados para quem pega as rodovias são basicamente os mesmos. No entanto, o coordenador alerta para que haja maior atenção nas curvas e durante as ultrapassagens, tendo em vista que em dia de chuva a visibilidade fica comprometida. Outro cuidado importante é não exceder os limites de velocidade estabelecidos nas vias para evitar a aquaplanagem, que faz com que o pneu perca o contato com o solo e o condutor fique sem domínio do veículo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo