Detran oferece serviços pela Internet

por admin
2 visualizações

(Por Fátima Bandeira)

Para garantir mais praticidade aos cidadãos, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) disponibiliza alguns serviços pela internet. No site (link:https://www.detran.ac.gov.br/) da autarquia é possível solicitar a Carteira de Habilitação definitiva ou a 2 via da CNH, emitir os débitos do veículo e acompanhar o processo de habilitação.

Quem deseja emitir os boletos de IPVA, seguro obrigatório, licenciamento e multas pode acessar o link “Emissão de Débitos do Veículo” no site e realizar a consulta utilizando a placa e o número doRenavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do automóvel. A consulta de veículos, além de fornecer os débitos e multas já processadas, fornece também as características do veículo.

A solicitação de CNH definitiva ou da 2 via da habilitação pode ser feita acessando os links dos respectivos serviços no site. São necessários os dados pessoais, como nome completo, nome da mãe, número do CPF e data de nascimento. É gerado um boleto que deverá ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil. O cidadão pode retirar sua habilitação em até 15 dias na sede do Detran, localizada na Avenida Nações Unidas, n 2710. Durante esse período pode ser consultado o processo de habilitação por meio do link “Acompanhe seu processo de habilitação“.

No site também é disponibilizado a Ouvidoria Web. Qualquer dúvida sobre o Detran, principalmente sobre habilitação, multas e transferências de veículos podem ser enviadas a autarquia e estas serão respondidas. Reclamações e elogios também podem ser feitos por meio deste canal de comunicação.

A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho diz que os serviços disponibilizados no site da instituição oferecem maior comodidade. “Os serviços online evitam que a pessoa precise se dirigir ao nosso atendimento para fazer uma solicitação e tenha que voltar novamente pra retirar sua CNH. Outra opção mais prática é a OCA, porque, neste posto de atendimento, o serviço de habilitação funciona durante todo o dia”, ressaltou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo