Detran oferece palestra sobre a Operação Álcool Zero nos Correios

por admin
0 visualizações

(Matéria por Fátima Bandeira, fotos: Igor Martins)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Companhia de Trânsito (Ciatran), oferece palestras sobre a Operação Álcool Zero nos Correios. O objetivo é possibilitar aos colaboradores da empresa informações sobre educação e prevenção para redução dos índices de acidentes no trabalho.

Os Correios estão realizando a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, e a palestra foi solicitada pela empresa como uma das programações. A atividade se iniciou na terça-feira, 6, na unidade do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) do Bosque, e termina na quinta-feira, 8, no CDD Rio Branco, localizada na Avenida Epaminondas Jácome.

Nesta quarta-feira, 7, a palestra ocorreu no Centro de Entregas de Encomendas (CEE), localizada na Avenida Doutor Pereira Passos, Segundo Distrito de Rio Branco. Abordando noções de comportamento nas vias públicas e dados relativos ao trânsito, a palestra foi ministrada pelo policial da Ciatran Jairton Ferreira.

O palestrante mostrou alguns trechos de reportagens veiculadas na televisão sobre situações envolvendo condutores e a mistura de álcool e direção. “Todos os dias, durante a operação, nós nos deparamos com algumas dessas situações. Muitos motoristas bebem, vão dirigir e acabam colocando não só a própria vida em risco, mas também a de terceiros”, lembrou.

Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) também foram divulgados. Segundo o órgão, cinco milhões de pessoas morrem todos os anos por causas violentas, e desse número, 1,3 milhão por acidentes de trânsito. No Brasil, em 70% dos casos de acidentes com morte, o fator álcool está presente. No fim da palestra, foram distribuídos alguns materiais educativos, como folhetos, adesivos e pulseiras alusivas à Operação Álcool Zero.

A representante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) dos Correios, Lucineide dos Santos, acredita que é necessária a transmissão dos conhecimentos relativos ao trânsito também nas empresas. “Podemos atuar como multiplicadores. Os carteiros, que fazem a entrega na moto, no carro ou na bicicleta, aprendem a ter mais cuidado. Por estarem representando a empresa, são respeitados no trânsito, mas eles, principalmente, devem respeitar”, afirmou.

A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, considera importante consolidar a parceria da autarquia com a Ciatran para a realização das palestras da Álcool Zero. “É importante que essa parceria se dê também no ambiente corporativo. Estamos levando as noções de segurança no trânsito a todos os setores da sociedade, e ficamos felizes em ver que as empresas também atribuem importância às palestras e outras ações do Detran.”

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo