(Matéria por Fátima Bandeira, fotos: Igor Martins)
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Companhia de Trânsito (Ciatran), oferece palestras sobre a Operação Álcool Zero nos Correios. O objetivo é possibilitar aos colaboradores da empresa informações sobre educação e prevenção para redução dos índices de acidentes no trabalho.
Os Correios estão realizando a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, e a palestra foi solicitada pela empresa como uma das programações. A atividade se iniciou na terça-feira, 6, na unidade do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) do Bosque, e termina na quinta-feira, 8, no CDD Rio Branco, localizada na Avenida Epaminondas Jácome.
Nesta quarta-feira, 7, a palestra ocorreu no Centro de Entregas de Encomendas (CEE), localizada na Avenida Doutor Pereira Passos, Segundo Distrito de Rio Branco. Abordando noções de comportamento nas vias públicas e dados relativos ao trânsito, a palestra foi ministrada pelo policial da Ciatran Jairton Ferreira.
O palestrante mostrou alguns trechos de reportagens veiculadas na televisão sobre situações envolvendo condutores e a mistura de álcool e direção. “Todos os dias, durante a operação, nós nos deparamos com algumas dessas situações. Muitos motoristas bebem, vão dirigir e acabam colocando não só a própria vida em risco, mas também a de terceiros”, lembrou.
Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) também foram divulgados. Segundo o órgão, cinco milhões de pessoas morrem todos os anos por causas violentas, e desse número, 1,3 milhão por acidentes de trânsito. No Brasil, em 70% dos casos de acidentes com morte, o fator álcool está presente. No fim da palestra, foram distribuídos alguns materiais educativos, como folhetos, adesivos e pulseiras alusivas à Operação Álcool Zero.
A representante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) dos Correios, Lucineide dos Santos, acredita que é necessária a transmissão dos conhecimentos relativos ao trânsito também nas empresas. “Podemos atuar como multiplicadores. Os carteiros, que fazem a entrega na moto, no carro ou na bicicleta, aprendem a ter mais cuidado. Por estarem representando a empresa, são respeitados no trânsito, mas eles, principalmente, devem respeitar”, afirmou.
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, considera importante consolidar a parceria da autarquia com a Ciatran para a realização das palestras da Álcool Zero. “É importante que essa parceria se dê também no ambiente corporativo. Estamos levando as noções de segurança no trânsito a todos os setores da sociedade, e ficamos felizes em ver que as empresas também atribuem importância às palestras e outras ações do Detran.”