Detran lança primeiro curso de capacitação para multiplicadores de educação de trânsito

por admin
0 visualizações

O Detran em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, estará proporcionando a 100 coordenadores pedagógicos das escolas o primeiro curso de capacitação para professores multiplicadores de educação para o trânsito. A capacitação será realizada no auditório da Secretária de Estado de Educação nos dias 31 de maio e primeiro de junho e tem como objetivo levar para as escolas o que já está estabelecido no código de trânsito brasileiro (CTB), que é inserir a educação de trânsito no currículo escolar.

“Dado à importância desse conhecimento para cada cidadão, esses coordenadores irão atuar como multiplicadores dentro das escolas onde atuam. Com isso o tema educação de trânsito poderá ser trabalhado como tema transversal dentro da sala de aula e difundido cada vez mais”, explica a diretora do Detran, Sawana Carvalho.

Para palestrar, o Detran trará a pedagoga catarinense, Irene Rios, e autora de diversos livros como “Guia Didático de Educação para o Trânsito”, “Cartilha educativa Legal!”, “Trânsitando com Segurança” entre outros.

A gerente de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco, explica que o curso terá duração de oito horas e será dividido em turmas, sendo 50 coordenadores no primeiro e a outra metade no segundo dia. “Serão abordados temas como, por exemplo, educação de pré-adolescentes para o trânsito e trânsito como tema transversal nas escolas”, destaca Geny.

Breve currículo de Irene Rios:

Especialista em Ambiente, Gestão e Segurança de Trânsito e em Metodologia de Ensino;

Diretora da Educação para o trânsito e eventos culturais (Edutranec);

Professora conteudista da disciplina de educação para o trânsito, na Unisul virtual;

Professora da disciplina de educação de trânsito no Cesumar (educação à distância);

Educação de trânsito para crianças e adolescentes no Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT)-SP;

Professora das disciplinas de educação de trânsito e campanhas educativas de trânsito na Universidade do Vale de Itajaí (Univale)-SC;

Coordenadora do projeto Educação Continuada de Trânsito, no município de Palhoça-SC;

Consultora de educação para o trânsito no município de São José-SC;

Possui 24 anos de experiência em educação, sendo oito em educação para o trânsito.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo