Detran lança movimento Maio Amarelo

por admin
0 visualizações

(Por Cristina Souza)

O movimento Maio Amarelo foi lançado na manhã desta quinta-feira, 8, no auditório da Biblioteca da Floresta. O programa tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para os índices de violência no trânsito, um dos principais motivos de mortes e feridos no mundo. Além disso, visa realizar ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil organizada, discutindo alternativas que garantam a segurança viária, tanto de pedestres, como de motoristas.

No evento, idealizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a diretora-geral da autarquia, Sawana Carvalho, apresentou um balanço dos três anos de ações realizadas pela educação, fiscalização e engenharia de trânsito, que fazem parte da Década de Ação pela Segurança Viária.

Para a diretora-geral do Detran, este é o momento para os cidadãos refletirem mais profundamente sobre a questão do trânsito. “Estamos alertando a sociedade de que a gente precisa da participação de todos nas políticas públicas adotadas no Brasil para reduzir os acidentes de trânsito”, disse Sawana.

Segundo o secretário adjunto de Estado de Saúde, Irailton Lima, atualmente os atendimentos mais frequentes no sistema público de saúde estão relacionados a acidentes de trânsito. “Nossos maiores problemas estão relacionados ainda com acidentes de trânsito, particularmente com motociclistas, e ocorrem com maior frequência nos fins de semana, nos feriados e nos períodos de fim de mês”, explica.

O Maio Amarelo acompanha o sucesso de outros movimentos, como “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata. A campanha estimula promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Para encerrar o evento, a equipe de educadores de trânsito do Detran apresentou uma peça teatral falando sobre posturas no trânsito.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo