Detran instala lâmpadas de LED nos semáforos

por admin
0 visualizações

(Por Jannice Dantas)

O Detran está realizando a troca das lâmpadas dos semáforos da capital por LED. O investimento foi de R$ 266 mil reais e irá reduzir sensivelmente o consumo de energia do órgão.

A engenheira de trânsito Samara Ricarte explica que esse tipo de lâmpada é mais visível aos olhos do condutor, principalmente no horário noturno. “O LED, apresenta mais eficiência que os outros tipos de lâmpadas, pois proporciona maior vida útil aos aparelhos e também diminui os custos de manutenção, já que a durabilidade das é maior”, esclarece.

“Além do mais, o LED é uma energia limpa, de baixa dissipação de calor e consumo de energia. Uma lâmpada de LED tem vida útil que varia de 50 a 100 mil horas. Já a fluorescente possui 10 mil horas e a incandescente chega a ter somente mil horas de uso”, ressalta o programador de semáforos do Detran, Francisco Rodrigues.

O que é LED

Apesar de ser um componente muito utilizado hoje em dia, sua invenção se deu em 1963, pelo americano Nick Holonyac. A palavra LED vem do inglês Light Emitting Diodo, em português significa Diodo Emissor de Luz. Como o próprio nome já diz, é um diodo que quando energizado emite luz visível ao olho humano.

Algumas vantagens da lâmpada de LED

Baixa voltagem de operação

Não representa perigo para o instalador

Resistência a impactos e vibrações

Não possui filamentos de vidros, o que aumenta a robustez

Controle dinâmico da cor, permitindo um ajuste perfeito da temperatura de cor desejada

Cores vivas e saturadas

Ecologicamente correto, pois não utiliza mercúrio ou qualquer outro elemento que cause dano a natureza

Não emite radiação ultravioleta nem infravermelho

Possibilita um ajuste preciso da intensidade da luz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo