Detran inova na Expoacre com o simulador de capotamento que conscientiza sobre o uso do cinto de segurança

por Assessoria Detran
171 visualizações

 Andreia Nobre  

“Eu perdi o controle das minhas pernas”, disse o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros, depois de passar pela experiência do simulador de capotamento, presente no estande do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), na Expoacre.

O uso do cinto de segurança ainda é negligenciado por muitos condutores e passageiros de veículos automotores. O problema é que, em caso de parada brusca, colisão ou desvio repentino, essa falha pode ser fatal.

Todos os passageiros do veículo devem usar o cinto de segurança. Foto: Renato Beiruth/Detran

Segundo o instrutor do simulador de capotamento, Isac Barbosa, é muito importante que todos os passageiros do veículo usem o cinto de segurança.

“O peso corporal de uma pessoa que se envolve em um acidente de trânsito com o veículo a 60 km por hora, é multiplicado por cinco vezes, e este simulador é equivalente ao capotamento do veículo a 20 km por hora, sem nenhum impacto. Em caso de acidente, o passageiro que estiver sem o cinto pode ser arremessado do veículo, se chocar com outro passageiro ou quebrar o pescoço e ser fatal”, disse.

Isac Barbosa faz questão de dar as instruções quando o veículo simulador está virado de cabeça para baixo, pois segundo ele, a pessoa jamais esquecerá da experiência.

O veículo simulador permite que a pessoa passe pela experiência de capotamento veicular. Foto: Iza Bruna/Detran

Para a presidente da autarquia, Taynara Martins, muitos só se conscientizam depois de vivenciar a situação. “Nossa intenção é promover educação para o trânsito, fazendo com que as pessoas entendam o quão importante é o uso do cinto de segurança para salvar vidas”, ressaltou.

Taynara também lembrou que, em situação de sinistro de trânsito, se as pessoas envolvidas estiverem utilizando o cinto, conseguirão sair do veículo com mais rapidez, evitando transtornos ainda maiores.

Além do fator segurança, usar o cinto de segurança é obrigatório, em todo o território nacional, conforme está previsto no artigo 65 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Atividades Educativas

Para atender também o público infantil, o estande do Detran está repleto de atividades lúdicas e educativas.

As crianças aprendem sobre o trânsito se divertindo. Renato Beiruth/Detran

As equipes de orientadores de trânsito realizam jogos educativos, pintura facial, óculos que simula a embriaguez ao volante, percurso orientado na minicidade e a apresentação teatral: As aventuras de Branca de Neve na Expoacre, que ensina as crianças sobre os cuidados no trânsito.

Os orientadores de trânsito chamam a atenção da criançada com a apresentação da peça teatral. Foto: Iza Bruna/Detran

Segundo dados da Coordenação de Educação de Trânsito do Detran, até a quarta noite de feira, mais de nove mil pessoas passaram pelo estande da autarquia ou foram abordados pelos orientadores no interior da Expoacre.

Percurso orientado na minicidade. Foto: Renato Beiruth/Detran

Confira a galeria de fotos

Fotos: Renato Beiruth

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo