Detran informa que população pode solicitar implantação de radares

por admin
0 visualizações

(Por Igor Martins)

Os radares são importantes para a segurança e prevenção de acidentes, pela concepção das entidades ligadas ao trânsito. Entendendo o papel desses equipamentos é que membros de comunidade e sociedade civil também iniciam sua mobilização para que sejam instalados radares em pontos que, ao seu modo de vista, são essenciais.

É o caso do pastor evangélico Isaac Mendes, líder comunitário do bairro Vila Nova, que solicitou ao Detran a implantação de um radar nas proximidades do bairro Raimundo Melo, uma vez que os pedestres têm dificuldade de atravessar no local. “O radar é muito importante, porque inibe essa ação de motorista que quer andar a vontade, correndo da maneira imprudente. E o melhor de tudo é que estamos preservando vidas, o que não tem preço”, afirma.

De acordo com a engenheira de trânsito do Detran, Samara Ricarte, a população pode solicitar a implantação desses equipamentos. Porém, é necessário realizar, previamente, estudos de engenharia, para apurar se o radar é a melhor maneira para resolver os problemas de tráfego no local. “Nem sempre a melhor alternativa é o radar. Algumas vezes, um semáforo, uma faixa de pedestre ou outro elemento de sinalização é suficiente para suprir os problemas de tráfego em determinados locais. Por isso é necessária a realização de estudo técnico prévio”, reforça.

Em março de 2012, o Detran realizou pesquisa, por meio do Instituto Data Control, visando obter informações sobre o modelo de trânsito que a população de Rio Branco desejava. Nesse contexto, 77% dos moradores da capital acreana se mostraram a favor do retorno dos radares.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo