O Detran deu inicio na quinta-feira, 24, a um novo projeto de capacitação e reciclagem para servidores do órgão. Com base na Política de Atendimento ao Cidadão, estabelecido pelo decreto n 3.357, em parceria com a Organização em Centros de Atendimento (OCA), a autarquia quer se tornar um modelo de excelência e ser referência para outras instituições públicas e privadas no Estado.
A equipe de palestrantes da OCA mostrou de forma pedagógica como cada servidor pode melhorar seu trabalho e o atendimento ao público. Durante mais de três horas, a equipe mostrou formas de comportamento de atendentes e como se pode, sempre de maneira eficiente, dar mais qualidade ao trabalho.
Para o servidor Renan Lopes, a palestra ajuda a entender melhor as dificuldades de relação com o cidadão. “A gente se vê nos exemplos e entende como podemos, de forma clara, ser mais eficientes e ágeis em nosso atendimento ao público”, disse Lopes.
A palestra é ministrada pelo professor Airton Queiroga de Oliveira, assessor técnico da diretoria da OCA. Para ele, o importante é que os órgãos sempre estejam melhorando seu trabalho. “Se essa palestra não for suficiente, tentem outras. A capacitação e reciclagem dos servidores têm que ser constantes.”
A partir de agora, o Detran terá um cronograma de atividades de capacitação de seus servidores, baseado na necessidade de estabelecer novas formas de democratizar o relacionamento entre a autarquia e o cidadão. “Nosso atendimento tem melhorado bastante, mais ainda temos muito a fazer para ser referência no Acre, para isso estamos planejando um cronograma de atividades que reforcem essa política entre nossos servidores”, destacou a diretora-geral do órgão, Sawana Carvalho.