Detran implanta sistema de prova digital em Cruzeiro do Sul

por admin
0 visualizações

O Detran implantou em Cruzeiro do Sul o sistema de prova digital para candidatos a motorista, substituindo o sistema de prova escrita, o que facilita a vida dos candidatos e dinamiza o trabalho do órgão.

Em uma sala foram instalados quatro computadores e os candidatos fazem a prova diretamente na tela. Pelo sistema anterior, a prova escrita era feita uma vez por semana, atendendo cerca de 60 candidatos, que tinham que esperar vários dias para obter o resultado.

No sistema atual, a cada hora quatro candidatos se submetem à prova, com duração de 50 minutos, e logo em seguida já conhecem o resultado. Dessa forma, o Detran pode avaliar 32 candidatos por dia.

O sistema também tem a vantagem de ser totalmente seguro, como informa Fábio Famiglietti, responsável pelo sistema da empresa contratada para executar as provas. Isso porque a identificação dos candidatos é feita antes da prova, na hora, também por sistema digital, denominado Captura de Foto e Biometria (CAB), evitando que outra pessoa possa fazer a prova no lugar do candidato. Outra vantagem é que o nome dos aprovados entra imediatamente no sistema, habilitando os candidatos ao início das aulas práticas nos centros de formação de condutores.

Nos poucos dias em que o sistema entrou em vigor, já foi detectado que o índice de aprovação aumentou, alcançando 75%. O candidato Miller Silva de Andrade fez a prova, acertou 28 das 30 questões e já saiu com seu certificado. “O sistema é muito bom, por não ter que passar as respostas para o gabarito”, justificou. Ele já tinha prática com computadores, por isso não estranhou, mas considera que mesmo quem não tem essa habilidade terá facilidade na hora de fazer a prova devido à sua simplicidade: “E só prestar atenção.”

Outra candidata, Maria Cecília França Tomé, foi menos feliz: acertou 20 das 30 questões, quando precisaria de 21. Mesmo reprovada, ainda assim ela saiu satisfeita: “Gostei muito do sistema. É a primeira vez que fiz. Infelizmente não passei, mas tenho fé de que na próxima vou conseguir passar. Só preciso estudar um pouco. Apesar de não ter estudado, achei que fiz muitos pontos na prova”.

Sistema já funciona em Rio Branco

Em Rio Branco, o sistema digital de provas já existe desde 2007. Na capital são 20 computadores à disposição dos candidatos, o que possibilita a expedição de 4.500 carteiras de motoristas por mês, em todo o Estado, segundo informação de Renata Lima, da empresa terceirizada. Em Cruzeiro do Sul, que recebe candidatos de todo o Vale do Juruá, são expedidas mensalmente quase mil carteiras, segundo Valdeci Dantas, gerente da Ciretran local.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo