Detran fiscaliza regularização das autoescolas

por admin
3 visualizações

Tendo em vista a necessidade de garantir a qualidade de ensino dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), a Diretoria de Operações, através do setor de Controle Credenciados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) estão fiscalizando a renovação do credenciamento dos instrutores de trânsito e o licenciamento dos veículos de aprendizagem.

A Portaria 235/02 do Detran/AC regulamenta o registro e o funcionamento dos CFCs e estabelece os procedimentos necessários para o processo de habilitação, normas relativas à aprendizagem e exames de habilitação.

No artigo 12 inciso II, a portaria estabelece que os instrutores não podem ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza grave ou gravíssima nos últimos 12 meses. Caso contrário, o instrutor não poderá renovar o credenciamento junto ao Detran.

Os agentes de fiscalização solicitam, antes da realização do exame prático, a carteira de credenciamento do instrutor e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

“É muito importante o papel desempenhado pelos instrutores das autoescolas. Eles contribuem significativamente para formação qualificada dos futuros condutores”, enfatizou a diretora de Operações Sawana Carvalho.

Segundo o gerente de Controle de Credenciados, José Carlos da Silva, somente na fiscalização de terça-feira, 1, foram constatados 8 veículos não licenciados e 12 instrutores que não renovaram o credenciamento.

Esta é uma ação contínua da política administrativa que está sendo implementada com a nova gestão do Detran/AC que visa a segurança no processo de formação dos condutores.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo