Detran faz orientações para a obtenção do CRLV digital do veículo

por Detran AC
10 visualizações

Andréia Nobre

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) tem a mesma validade do documento impresso.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informa que para obter o documento digital do veículo é necessário fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível no Google Play e App Store. Este aplicativo reúne tanto a Carteira Nacional de Habilitação eletrônica quanto o documento digital do veículo.


A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code (foto Weslley Chrystian)

Em julho de 2019, o Detran/AC realizou o lançamento oficial da versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) para os acreanos, sendo o 16º estado brasileiro a disponibilizar esta funcionalidade.

Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico.

O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo. Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.

Para ter o documento digital, o proprietário precisa estar em dias com o pagamento do licenciamento do veículo de 2019.

O aplicativo está disponível gratuitamente na Google Play e App Store (Imagem ilustrativa)

Para os veículos comprados na concessionária, zero quilômetro, que passam pelo primeiro emplacamento e para os casos de transferência de Unidade Federativa (UF), o primeiro documento emitido pelo Detran  é o Certificado de Registro de Veículo (CRV), o antigo DUT, por isso, só será possível a emissão do CRLV Digital após o pagamento do primeiro licenciamento.

Para o presidente do Detran Acre, Luiz Fernando Duarte, o aplicativo proporciona facilidades aos usuários do órgão de trânsito. “Para baixar o documento digital não é necessário vir ao Detran, os nossos usuários conseguirão fazer tudo via aplicativo com muita segurança”, afirmou.

Compartilhamento

O CRLV Digital pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. O compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo.

Quem recebe o CRLV digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.

Segurança

O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% on-line, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo