Detran faz orientação sobre transporte de animais de estimação no carro

por Detran AC
0 visualizações
 Ana Flavia Soares  30/10/2020 – 15h09min

O final de semana está chegando e com ele vem o feriadão. Se você está penando em viajar e levar o seu animal de estimação, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) explica como transportar cachorros de forma segura e correta no carro.


Animal deve ser transportado com equipamentos de segurança para viagens longas e curtas Foto: Ana Flávia Soares.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite o transporte de animais, mas com algumas medidas para assegurar a proteção.

“Para viagens longas ou até  mesmo  para deslocamentos dentro da cidade, o cachorro não pode ser transportado de forma solta dentro do carro, pois ele pode causar um acidente ao distrair o dono ou sofrer alguma queda e se machucar. O bichinho deve ser transportado com cinto de segurança próprio para cachorro, na caixa de transporte ou na cadeirinha própria”, explica a médica veterinária, Micheline Dantas.

No Art. 252 do CTB está determinado que dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas é uma infração média.  Já no Art. 235 diz que conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados é uma infração grave. Nos dois casos a penalidade é aplicação de multas.

Como outros acreanos, a estudante Ananda Soares vai viajar de carro para fronteira. Preocupada com a segurança do seu pet, ela buscou todas orientações de como realizar o transporte. “Comprei o cinto e a cadeirinha, é uma forma segura e confortável para levar a minha cachorrinha”, afirma.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo