Por Igor Martins
A operação Cidade Tranquila, promovida pelos órgãos de segurança público do Estado, foi realizada durante esta sexta-feira, 11, na primeira regional de polícia de Rio Branco. Na área do trânsito, foram realizadas 282 abordagens a veículos, 32 autuações, sendo uma por dirigir sob a influência de álcool , 11 veículos removidos, 12 documentos de veículos e duas habilitações recolhidas, além de um boletim de ocorrência lavrado por confiar direção a menor de idade. A operação iniciou por volta das 17h, percorrendo o centro da cidade e bairros como Adalberto Aragão, Base, Preventório, Baixada da Habitasa e Capoeira.
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, explica que as abordagens pretendem coibir toda e qualquer infração, mas o foco é o licenciamento de veículos, checagem dos equipamentos obrigatórios de segurança e a devida habilitação dos condutores. “Nas blitz, inclusive, podemos detectar veículos que foram roubados ou furtados”, explica.
José Almeida, 44, foi um dos abordados durante uma das blitz realizadas durante a operação. Para ele, é importante que elas sejam realizadas, pois, em sua opinião, combatem a criminalidade e trazem maior sensação de segurança à população. “Não vou mentir, que eu fiquei um pouco nervoso quando vi a blitz lá de longe, mas quem tá com tudo em ordem, não tem o que temer”, completa.
Contando com a participação de agentes das policias civil e militar, Detran e Instituto Penitenciário do Acre (Iapen), a operação Cidade Tranquila já está sendo realizada pela quarta sexta-feira consecutiva e tem o intuito de combater os índices de criminalidade nos bairros mais vulneráveis de Rio Branco.