Detran explica diferença entre editais de autuação e penalidade

por admin
0 visualizações

Ana Flávia Soares e Andréia Nobre 

A partir do momento em que um condutor comente uma infração é enviado, para o endereço registrado no Detran, um documento informando que ele foi autuado. Quando esta correspondência não é recebida no endereço de cadastro, o Detran publica o primeiro edital, que é o de notificação de autuação por infração de trânsito, em que os condutores são avisados da autuação.

Esse documento ainda não é a multa, é apenas um aviso, a partir da data de publicação, o condutor tem o prazo improrrogável de 15 dias para que apresentem defesa perante Divisão de Apoio à Junta Administrativa de Defesa e Atuação (Jada).

Caso o condutor não apresente defesa da autuação, o Detran envia outra correspondência ao cidadão por meio dos Correios, se não for recebida por ele, o órgão de trânsito publica no DOE o edital de notificação de penalidade por infração de trânsito.

A pessoa notificada poderá efetuar o pagamento da multa em um prazo de 30 dias e até receber desconto por meio do aplicativo do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) ou poderá ser interposto outro recurso, agora, perante a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari/Acre).

 “Essa medida tem como objetivo dar publicidade aos condutores que não possuem endereço atualizado junto ao Detran/AC sobre suas infrações de trânsito, e fazer com que os  prazos de recursos de autuações sejam respeitados”, explica a gerente da Divisão de Multas da autarquia,  Heretuza Pessoa.

Além das multas aplicadas pelo Detran/AC, as notificações publicadas no DOE são também de órgãos atuadores como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) e pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura (Deracre).

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo