Detran entrega certificados de conclusão de curso para motoristas de transporte escolar

por admin
0 visualizações

Por Flaviano Schneider

Hoje se inicia o ano letivo em Cruzeiro do Sul. Atento ao calendário, o Detran proporcionou a motoristas e monitores de transporte escolar da cidade um curso que visa mais segurança aos alunos que dependem desse tipo de transporte. Em ato acontecido na sede da Ciretran hoje, 43 motoristas e monitores receberam certificados de conclusão do curso.

O curso teve quatro horas de duração e foi realizado na quinta e sexta-feira passadas. As matérias abordadas foram: direção defensiva, legislação de trânsito, psicologia de trânsito e procedimentos seguros na via. O motorista Francisco Milton Alves Neto trabalha há dois anos no ramo: “Foi muito importante o curso. Um alerta para que a gente tenha mais atenção. Temos que ter responsabilidade porque estamos lidando com vidas”, disse.

No mesmo ato, ocorrido na Ciretran, o Detran assinou a renovação do contrato com a firma Juruá Moto Center (representante das motos Honda), que tem participado nas campanhas educativas. O gerente local da Honda, Edvaldo do Nascimento, participou do ato. Para Valdeci Dantas, gerente da Ciretran local, a empresa tem dado importante contribuição, bancando um educador permanentemente. Hoje, o Detran tem sete educadores de trânsito em Cruzeiro do Sul que atuam com palestras nas escolas, empresas e igrejas e para segmentos como idosos, mototaxistas e taxistas.

Monitores e motoristas

Segundo Dantas, o objetivo do curso foi preparar os motoristas e monitores para a jornada de 2013. Esta capacitação já é feita há vários anos, mas neste ano o Detran pode realizá-la no período certo, ou seja, pouco antes do início do ano letivo. “O curso destacou os procedimentos seguros na via que os condutores têm que praticar; não somente os motoristas mas também os monitores, que são as pessoas que trabalham internamente nos veículos e realizam a travessia das crianças nas ruas.

O gerente do transporte escolar da rede estadual de ensino, José Cleofas de Araújo Farias, conta que o governo disponibiliza atualmente 18 ônibus, que atendem todas as escolas. Ele acredita que o curso deixa os motoristas e monitores atualizados para que cuidem bem de suas funções. E destaca também que os ônibus sempre passam por revisões quando se verificam a suspensão, freios, motor e pneus, para que a segurança seja total. “Nossos ônibus nunca tiveram acidentes, nem com alunos saindo dos ônibus, pois os motoristas e monitores estão atentos nessa hora”, afirmou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo