Detran educa crianças sobre trânsito e direção na Mostra Viver Ciência

por admin
3 visualizações

Criança e trânsito combinam? Para o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran), sim. Mais do que isso, elas são fundamentais para o processo de conscientização da sociedade quanto aos direitos e deveres dos condutores e pedestres.

Pensando nisso, o órgão desenvolveu uma programação totalmente voltada ao público infantil na 3ª Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação do Acre – Viver Ciência. A intenção é atrair os pequenos para ensinar desde os gestos mais simples até as reais obrigações dos motoristas.

E se engana quem acha que a garotada não compreende. Cibele Melo é educadora de trânsito do Detran/AC e ressalta a importância da comunicação com as crianças sobre as regras de trânsito. “As crianças são muito mais dispostas a aprender do que os próprios adultos, elas prestam mais atenção ao que a gente fala e entendem o que pode e o que não pode no trânsito”, diz.

Pais e mães levaram seus filhos ao stand do Detran/AC na mostra, assim como as escolas que também conduziram seus alunos para conhecer o local. Maria José, mãe da pequena Maria Clara, de 6 anos, foi uma das que compareceram no stand.

“Achei muito interessante essas atividades de trânsito envolvendo crianças. Acho que a educação deve começar cedo mesmo, na escola, em casa, na rua”. Maria Clara foi categórica ao dizer que “tem que ter cuidado para dirigir e prestar atenção na faixa, para atravessara a rua”.

Atividades

Servidores do Detran/AC distribuíram aos visitantes mini multas, cartilhas, adesivos e diversos artigos impressos alertando sobre as infrações no trânsito. Crianças até seis anos puderam conduzir minimotocicletas e bicicletas na pista montada na Viver Ciência.

Antes de entrar no percurso, elas são recebidas com uma palestra ministrada pelos educadores do Detran/AC.

Autor:Thaís Farias

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo