Detran e TJAC renovam convênio

por admin
1 visualizações

(Por Jannice Dantas)

Detran e Tribunal de Justiça do Estado assinaram na manhã de ontem, 14, Termo de Cooperação Técnica, no qual os dois órgãos se responsabilizam por cumprir as necessidades do Juizado de Trânsito.

Na ocasião, o Detran fez a doação de um micro-ônibus equipado com computador e preparado para atuar nas ruas de Rio Branco com equipe composta por conciliador, perito e motorista. “Agora temos dois veículos para atender a população”, disse o responsável técnico pelo juizado de trânsito, Afonso Evangelista.

“A justiça do trânsito é diferente das demais. Trabalhamos na retaguarda do que já aconteceu. Antes, era comum vermos condutores brigando após uma colisão, até mesmo casos de linchamento, mas depois da criação do Juizado de Trânsito isso mudou. Hoje, em casos de acidentes, as pessoas exigem a presença de uma equipe e conseguem resolver o impasse, na maioria das vezes, amigavelmente”, afirmou a juíza responsável Lilian Deise Braga.

A diretora geral do Detran, Sawana Carvalho, explicou que em caso de acidentes sem vítimas o cidadão deve entrar em contato com Juizado de Trânsito para que ele encaminhe uma equipe ao local. Já se houver vítimas, mesmo que casos leves, o órgão que deverá ser acionado é a Policia Militar.

“Em nome do Tribunal de Justiça, só temos a agradecer essa parceria. Levo ao Governador Tião Viana nosso agradecimento e reafirmo fortalecimento desse convênio”, declarou o presidente do TJAC, desembargador Adair Longuini.

Na ocasião, foi apresentado aos presentes o blog do juizado de trânsito, onde será disponibilizado fotos dos acidentes que poderão servir para instrução dos processos. Basta que as partes interessadas entrem no blog. Também será disponibilizado aos internautas dados estatísticos e informativos.

Estiveram presentes na assinatura do convênio Laudivon Nogueira, juiz auxiliar da presidência do TJAC, desembargadora Eva Evangelista, Coordenadora dos Juizados Especiais, Ana Lúcia Lovisaro, diretora geral do TJAC, Jean Barbalho, assessor jurídico da presidência do TJAC e Alana Maia, gerente de gabinete do Detran.

JUIZADO DE TRÂNSITO

O juizado de trânsito presta serviços gratuitamente à população há 15 anos e surgiu com a intenção de solucionar pendências de ações relacionadas a acidentes de trânsito, no mesmo lugar do ocorrido.

Além disso, evita congestionamentos causados pelos acidentes por meio de uma perícia volante, e também previne agressões, sejam físicas ou verbais, entre os condutores de veículos envolvidos.

Em situações de acidentes que não envolvam veículos oficiais, patrimônio público ou vítimas, o cidadão deve ligar para o telefone 9985-2750 ou 190.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo