Detran e Samu realizam simulação de acidente de trânsito no Segundo Distrito de Rio Branco

42 visualizações

 Daigleíne Cavalcante 

Trânsito lento, motoristas impacientes, veículos batidos e um corpo no chão. A cena chocante foi montada como parte do Projeto Detran Educa, como estratégia para conscientizar motoristas e pedestres que passavam pela Avenida Amadeu Barbosa, no fim da tarde desta terça-feira, 24, sobre atitudes que colocam a vida em risco no trânsito.

Simulação de acidente de trânsito com vítima fatal. Foto: Dhárcules Pinheiro

A ação faz parte da programação do Maio Amarelo no Acre, movimento mundial para preservação da vida nas vias, e foi realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu), com a intenção de chamar a atenção da sociedade para o alto número de mortos e feridos no trânsito.

“Prevenir é melhor do que resgatar e a gente previne acidentes por meio da educação, seja ampliando o assunto nas escolas, nas mídias sociais ou intensificando ações como essas, nas ruas, para conscientizar quem segue fazendo o que é errado no trânsito e causando acidentes que comprometem a saúde e a vida”, enfatiza o coordenador regional do Samu, Pedro Pascoal.

Impressionado com a cena, o jovem Gabriel de Oliveira, que transitava de bicicleta nas proximidades do local da simulação, disse ter ficado impactado. “Eu moro no Bairro Seis de Agosto. Vi de longe e resolvi vir aqui ver se era algum conhecido meu. Parecia ser real. Quando cheguei mais perto que o rapaz falou que era uma simulação e eu achei muito importante para que as pessoas reflitam”, pontua Gabriel.

Durante essa ação, as equipes de orientadores e agentes de trânsito do Detran se uniram para pôr em prática o projeto Detran Educa, uma estratégia educativa por meio de mensagens visuais.

Orientadores e agentes de trânsito seguraram mensagens educativas. Foto: Dhárcules Pinheiro

“O acidente simulado prende a atenção de quem transita no local e nossos educadores e fiscalizadores finalizam a ação segurando os cartazes com mensagens simples e diretas sobre atitudes que fazem toda a diferença para um  trânsito mais seguro”, explicou o diretor administrativo e financeiro do Detran/AC, Manoel Gerônimo.

Vale lembrar que somente no ano de 2021 foram registrados mais de 3.500 acidentes de trânsito em que 45 pessoas morreram, apenas nas vias estaduais. E para a redução desses números o Detran/AC chama toda a sociedade a adotar posturas responsáveis, que evitem acidentes de trânsito.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo