Detran e RBTrans agem em parceria para melhorar tráfego na capital

por admin
0 visualizações

A Coordenadoria de Engenharia de Trânsito do Detran é o setor responsável pelas estatísticas de trânsito que auxiliam na implantação de lombadas eletrônicas e físicas. É também responsável pelos estudos de fluxo e análise de pontos de risco e manutenção dos semáforos, além de realizar a sinalização horizontal e vertical de algumas das principais avenidas em Rio Branco.

Os estudos estatísticos são realizados por engenheiros e técnicos que fazem a contagem progressiva da passagem de veículos nos pontos de maior fluxo. Esses estudos são a base de todas as ações de sinalização e implantação das lombadas, que auxiliam na diminuição dos acidentes e permite a fluidez do trânsito. Com a análise de tais estudos é que se torna possível a implantação das lombadas em escolas e locais com grande fluxo de pedestres, por exemplo.

A engenheira Samara Ricarte, coordenadora de Engenharia de Trânsito, explica que “os serviços realizados pelo setor vêm de estudos e análises que ampliam as possibilidades de agilizar o tráfego e salvaguardar vidas de motoristas e pedestres”. A “onda verde”, ação realizada pela coordenadoria, é aplicada na Avenida Ceará, principal via coletora da cidade, e consiste em padronizar os sinais para dar mais fluxo ao trânsito.

Além dessa via, a engenharia de trânsito tem, sob sua responsabilidade, a sinalização horizontal, vertical e fiscalização eletrônica e física dos pontos de maior fluxo nas avenidas Dias Martins e Chico Mendes. Os serviços de mudanças de sentidos, sinalização horizontal e vertical e implantação de lombadas em outras vias e ruas transversais nos bairros é de responsabilidade da RBtrans, órgão municipal de trânsito na capital.

A parceria entre os órgãos pode ser vista nas ruas da cidade, quando os agentes das duas autarquias se dividem no trabalho de fiscalização e serviços. A RBtrans é responsável também pelos pontos de táxi e mototáxi, estacionamentos prioritários e fiscalização do transporte coletivo. “Nosso trabalho é realizado em parceria com a RBtrans, dividimos as responsabilidades e ajudamos um ao outro na fiscalização e cuidado com nosso trânsito” diz a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo