A Coordenadoria de Engenharia de Trânsito do Detran é o setor responsável pelas estatísticas de trânsito que auxiliam na implantação de lombadas eletrônicas e físicas. É também responsável pelos estudos de fluxo e análise de pontos de risco e manutenção dos semáforos, além de realizar a sinalização horizontal e vertical de algumas das principais avenidas em Rio Branco.
Os estudos estatísticos são realizados por engenheiros e técnicos que fazem a contagem progressiva da passagem de veículos nos pontos de maior fluxo. Esses estudos são a base de todas as ações de sinalização e implantação das lombadas, que auxiliam na diminuição dos acidentes e permite a fluidez do trânsito. Com a análise de tais estudos é que se torna possível a implantação das lombadas em escolas e locais com grande fluxo de pedestres, por exemplo.
A engenheira Samara Ricarte, coordenadora de Engenharia de Trânsito, explica que “os serviços realizados pelo setor vêm de estudos e análises que ampliam as possibilidades de agilizar o tráfego e salvaguardar vidas de motoristas e pedestres”. A “onda verde”, ação realizada pela coordenadoria, é aplicada na Avenida Ceará, principal via coletora da cidade, e consiste em padronizar os sinais para dar mais fluxo ao trânsito.
Além dessa via, a engenharia de trânsito tem, sob sua responsabilidade, a sinalização horizontal, vertical e fiscalização eletrônica e física dos pontos de maior fluxo nas avenidas Dias Martins e Chico Mendes. Os serviços de mudanças de sentidos, sinalização horizontal e vertical e implantação de lombadas em outras vias e ruas transversais nos bairros é de responsabilidade da RBtrans, órgão municipal de trânsito na capital.
A parceria entre os órgãos pode ser vista nas ruas da cidade, quando os agentes das duas autarquias se dividem no trabalho de fiscalização e serviços. A RBtrans é responsável também pelos pontos de táxi e mototáxi, estacionamentos prioritários e fiscalização do transporte coletivo. “Nosso trabalho é realizado em parceria com a RBtrans, dividimos as responsabilidades e ajudamos um ao outro na fiscalização e cuidado com nosso trânsito” diz a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.