Detran e Pastoral do Idoso se unem pela segurança da terceira idade

por admin
0 visualizações

O Dia Mundial do Idoso é celebrado em 1 de outubro. Para comemorar, o Detran e a Pastoral do Idoso se uniram numa ação educativa em dois pontos de Rio Branco: no cruzamento da Avenida Marechal Deodoro com a Rua Benjamin Constant e também no da Avenida Nações Unidas com Getúlio Vargas. Cerca de 20 pessoas estiveram envolvidos, entre educadores de trânsito e voluntários da entidade.

O foco da atividade é promover consciência social, além de levar dicas sobre trânsito seguro para o público da terceira idade. Com essa finalidade, a autarquia desenvolveu um panfleto especialmente para a ocasião. Ali, constam orientações de como o idoso deve se comportar com segurança como pedestre, condutor ou passageiro, seja em automóvel ou transporte coletivo.

De acordo com a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, a relevância está no cuidado que se deve ter com os idosos, pela sua vulnerabilidade. “A nossa população está envelhecendo, mas grande parte dos idosos hoje é ativa, sai de casa para resolver seus assuntos, nem sempre com a mesma agilidade e reflexos que os jovens têm. Por isso, é importante ter cortesia e paciência ao aguardar um idoso atravessar a rua, por exemplo”, atenta.

Desenvolver um olhar de mais carinho e respeito por aqueles que já contribuíram e contribuem com sociedade é o princípio que a representante da Pastoral do Idoso, Maria Venilce Martins, pretende levar à população nessa data. “A maioria das pessoas tem alguém com mais de 60 anos na família. E muitos um dia vão chegar ou passar dessa idade. Então, por que não se colocar no lugar dessas pessoas?”, indaga.

A Pastoral do Idoso é uma entidade ligada à Diocese de Rio Branco e conta também com a colaboração de outras denominações religiosas. Seu voluntariado é referência nacional e envolve, inclusive, os próprios idosos no desenvolvimento de seus trabalhos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo