Detran e guardas-mirins realizam blitz educativa

por admin
0 visualizações

(Por Cristina Souza)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com o 4 Batalhão da Polícia Militar, realizou na manhã de hoje, 25, uma blitz educativa de trânsito com participação de 28 alunos do projeto Guarda-Mirim. A ação, que tem o intuito de orientar os condutores quanto aos cuidados na direção de veículos, faz parte da semana de encerramento do curso, que se iniciou em abril deste ano.

Durante a atividade, os guardas-mirins distribuíram panfletos, adesivos e demais materiais educativos aos condutores. O guarda-mirim Lucas Felipe, 17, falou da importância da ação. “Todos os jovens que entram no Guarda-Mirim querem mudar de vida. Participando da blitz, a gente aprende e tem a chance de ajudar os motoristas a andarem corretamente no trânsito”, disse Lucas.

Segundo o coordenador do projeto, sargento Natalício Braga, a intenção é, cada vez mais, envolver os alunos em projetos educacionais. Para o condutor Júnior Freitas, a iniciativa pode trazer muitos benefícios para os jovens que participam: “É bom ver os órgãos do governo trabalhando junto com a comunidade. Projetos como esse formam bons cidadãos, com consciência de seus direitos e deveres”, afirma.

Projeto Guarda-Mirim

O projeto Guarda-Mirim trabalha com jovens de famílias carentes de 12 a 17 anos. São desenvolvidas atividades esportivas e culturais, promovendo a educação e incentivando a formação de cidadãos.

Além da capital, a Polícia Militar (PM)realiza o projeto nas cidades de Brasileia, Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Em Rio Branco, o trabalho foi retomado após alguns anos de paralisação, sendo que o 2 batalhão desenvolve suas atividades no bairro Recanto dos Buritis e o 4 BPM, na região do Calafate. O objetivo do comando da PM é estendê-lo a todas as regionais da capital.

O Instituto Dom Moacyr (IDM), o Detran/AC, a Secretaria de Indústria e Comércio (Fecomércio) e a Casa Civil são parceiros da iniciativa, oferecendo módulos profissionalizantes, absorvendo e encaminhando, para o mercado de trabalho, os guardas-mirins que concluírem a formação.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo