Detran desenvolve atividades de conscientização para motociclistas

por admin
0 visualizações

(Matéria e Fotos por Fátima Bandeira)

Um dos principais alvos durante a Semana Nacional de Trânsito são os motociclistas. Estatísticas revelam que a maioria dos acidentes de trânsito envolve essa parcela de condutores. Nesta quarta-feira, 19, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou uma ação educativa para os motociclistas, em frente ao Batalhão da Polícia Militar.

Durante toda a manhã, educadores de trânsito entregaram materiais explicativos em algumas ruas do centro da cidade. Além disso, houve a distribuição de folhetos sobre os cuidados nas vias, adesivos e refletores para capacetes. Ao final da ação, foi realizado um sorteio de equipamentos de segurança e acessórios para motos.

Segundo a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Geny Polanco, o principal objetivo da ação é chamar a atenção da sociedade para os índices de acidentes envolvendo motos. “Estamos pedindo aos motociclistas que eles tenham um maior cuidado nas vias, respeitem a sinalização e não excedam os limites de velocidade. Também que se conscientizem de que é necessário utilizar os equipamentos de segurança e da maneira correta, como usar calçado apropriado e não dirigir com a viseira do capacete levantada”, disse.

O mototaxista Altevir da Rocha acredita que é importante que se realizem ações de educação de trânsito visando também os motociclistas. “Quem trabalha nesse serviço, principalmente eu que trabalho à noite, sabe como são o trânsito e a importância do trabalho do Detran, educando as pessoas, pois isso faz com que os acidentes diminuam. Nós, mototaxistas, temos a vida do passageiro nas mãos, e devemos respeitar o Código de Trânsito e andar com cuidado nas ruas”, afirmou.

Outras ações visando os motociclistas serão realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito. Peças teatrais nas escolas, palestras, adesivagem de veículos e ações recreativas também estão previstas, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de reduzir a velocidade e respeitar a vida.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo