Detran comemora redução de acidentes de trânsito

por admin
0 visualizações

(Por Jannice Dantas)

Recente estatística, realizada pelo Detran, aponta uma redução significativa nos números de acidentes de trânsito em todo o Estado, referente ao período de janeiro a agosto de 2011 e 2012. O resultado apresentado é parcial. Faz parte de um trabalho extensivo de educação e conscientização que o órgão vem realizando desde janeiro de 2011. O total de acidentes caiu 8,34% em relação ao mesmo período do ano passado. Em agosto de 2011 foram 638 acidentes, agora em 2012 o número reduziu para 559.

A diretora geral do Detran, Sawana Carvalho, atribui os bons resultados às ações desenvolvidas pela autarquia, mas também ao bom comportamento dos condutores, que, segundo ela, estão valorizando e respeitando mais a vida e o próximo.

Ela destaca ainda que somente em agosto entraram em circulação na capital acreana 1.620 novos veículos. “Estamos hoje com uma frota de 182.420. Desse total, 80% está concentrado em Rio Branco, ou seja, mais de 125 mil veículos, circulam nas ruas da capital diariamente”, frisa Sawana.

A diretora ressalta ainda que o número de vítimas que foram a óbito em decorrência de acidentes de trânsito também apresentou uma boa redução, se comparada, ao mesmo período de ano passado. O decréscimo foi de 31, 73%. “Se levarmos em consideração que o que mais mata no trânsito é a velocidade e o álcool, e que tivemos uma boa redução no número de mortes, chegamos à conclusão de que a população além de aceitar as ações do Detran, também está cooperando para que tenhamos um trânsito mais seguro”, concluiu.

Em setembro do ano passado o Acre aderiu ao pacto firmado pela Organização das Nações Unidas (ONU) intitulado Década de Ação pela Segurança Viária, o objetivo é reduzir em dez anos o número de acidentes em até 50% em todo o mundo. A coordenadora de educação de trânsito do órgão, Geny Polanco, lembra que ano passado o tema trabalhado foi o respeito às faixas de travessia, esse ano, será velocidade.

A coordenadora explica que os projetos são desenvolvidos depois do lançamento da semana nacional de trânsito, realizada sempre em setembro. “Não exceda a velocidade, preserve a vida. Com esse lema iremos trabalhar a conscientização dos condutores no que se refere à importância do respeito ao limite de velocidade estabelecido nas vias”, esclareceu.

“Nossa meta era chegar ao final do ano com uma redução de 2%, ainda estamos em setembro e já conseguimos reduzir para 8,34% em todo o Estado e 9,19% em Rio Branco. Agora queremos reduzir também o número de acidentes com motociclistas, que atualmente estão envolvidos em 44% dos casos”, avaliou Sawana Carvalho.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo