Detran baixa portaria para credenciamento de agentes financeiros

por admin
6 visualizações

Podem participar do cadastramento, agentes financeiros do segmento de financiamento de veículos

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 13, a Portaria 452, que visa estabelecer os critérios de recadastramento, habilitação e renovação dos Agentes Financeiros para disponibilização do código de acesso destinados a inclusão e exclusão dos registros de contratos e de gravames no Sistema Nacional de Gravames (SNG). Os agentes financeiros são os bancos que realizam contratos de financiamento, seja por Alienação Fiduciária ou Arrendamento Mercantil.

Serão admitidos a participar deste cadastramento os agentes financeiros integrantes do Sistema Financeiro Brasileiro, especificamente, no segmento de financiamento de veículos.

O cadastramento será feito através de representante constituído por procuração pública, com poderes específicos para a prática desse ato, em todas as etapas do processo de cadastramento.

A solicitação de recadastramento e renovação será realizada, anualmente, entre os meses de setembro e outubro, na Gerência de Veículos e Renavam, através do e-mail renavam.detran@ac.gov.br. Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email.

A documentação apresentada deve estar devidamente autenticada (pedido de habilitação, recadastramento e renovação, obtido no site do Detran/AC; contrato social ou outro ato de constituição previsto em lei; cadastro nacional de pessoa jurídica; autorização do Banco Central; comprovante de recolhimento do valor referente ao cadastramento de agente financeiro; procuração pública do representante do agente financeiro). Esses documentos deverão ser entregues ao Detran/AC, no prazo máximo de 10 dias, a contar do pedido de pré-cadastramento, sob pena de suspensão de seu código de acesso, até a sua regularização.

O código de acesso terá duração de 12 meses, devendo ser renovado por igual período após seu término. O agente financeiro que não providenciar o recadastramento terá o seu código de acesso suspenso até sua regularização.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo