Detran anuncia retorno da fiscalização eletrônica

por admin
0 visualizações

Instalada nas ruas da capital e em funcionamento de forma educativa desde janeiro a fiscalização eletrônica volta a funcionar a partir do próximo sábado, 9. A afirmação foi feita na manhã desta quarta-feira, 6, pela diretora geral do Detran, Sawana Carvalho. O período que precedeu a efetivação das autuações por infrações que são medidas pelos radares teve duração de dois meses. O objetivo era garantir a adaptação dos condutores à presença dos equipamentos.

Os radares estão dispostos em 16 pontos de Rio Branco. Registram infrações como: parada sobre a faixa, avanço de sinal vermelho e excesso de velocidade. Sawana Carvalho lembra que durante o anuncio do retorno da fiscalização, ainda em janeiro, foi apresentado o mapeamento realizado pela Seção de Análise Criminal da polícia Militar. “Na ocasião mostramos os pontos que apresentam as maiores incidências, por parte dos condutores, de desrespeito ao limite de velocidade e sinalização”, ilustrou.

A diretora esclarece ainda que o interesse da autarquia com a fiscalização eletrônica não é multar, e sim preservar vidas e reduzir acidentes. “Tanto que, decidimos pelo funcionamento em caráter educativo e pela prorrogação do prazo de adaptação. Assim, os condutores tiveram tempo suficiente para se familiarizar com os locais onde há fiscalização eletrônica”, enfatiza.

“As leis de trânsito existem e devem ser cumpridas. A maior preocupação do governo do Estado é salvar vidas. Queremos diminuir cada vez mais os índices de acidentes, pois estamos lidando com seres humanos”, acrescenta Sawana e continua: “lembramos também que período compreendido entre 23 e 6 horas os radares estarão monitorando somente o excesso de velocidade”.

Em pesquisa realizada em 2012, por meio do Instituto Data Control, onde a autarquia buscava informações sobre o modelo de trânsito que a população de Rio Branco deseja, foi apontado que 77% dos moradores da capital acreana se mostram a favor do retorno da fiscalização eletrônica.

Clique aqui e veja onde estão instalados os radares:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo