Detran alerta para ação de hackers via e-mail

por admin
0 visualizações

Por Igor Martins

Os avanços no ramo da internet trouxeram a inclusão digital e com ela a facilidade de realizar serviços ao toque dos dedos, seja diante do computador ou smartphone. Porém, isso também tem se apresentado como uma porta de entrada para a ação de hackers. Eles se utilizam de nomes de empresas e organizações para encaminhar e-mails contendo vírus, por meio dos quais conseguem obter até mesmo informações pessoais dos usuários das contas dos correios eletrônicos.

O Detran tem utilizado a internet para oferecer serviços, que são realizados no próprio site caso da emissão dos débitos do veículos (multa, IPVA, seguro obrigatório e taxa de licenciamento), além de sua ouvidoria web. Porém, alguns usuários têm recebido e-mails falsos, sem nunca, na maioria dos casos, ter feito sequer contato anterior com a autarquia. Um deles aponta links para visualização de extratos de infrações de trânsito, após o suposto retorno de suas referidas notificações via correios. As mensagens têm sinais evidentes de falsificação.

O corregedor do Detran, Fábio Ferreira, explica que esse tipo de serviço não é realizado pelo Departamento e alerta ainda que, ao receber um e-mail deste tipo, a mensagem deve ser desconsiderada. “O Detran não envia e-mails com notificações de multas ou solicita dados pessoais dos seus usuários. A não ser que tenha feito contato anterior para esclarecimento de dúvidas ou envio de reclamações, que são recebidas pela ouvidoria na web, o usuário não deve considerar o conteúdo do e-mail.”

Ferreira lembra que corriqueiramente estas mensagens possuem vírus, que podem ainda comprometer o computador e que em caso de fornecimento de dados, pode trazer transtornos ao usuário. “O Detran/AC não envia multas pela internet. As notificações são todas mandadas unicamente pelos Correios e entregues na residência do proprietário do veículo”, garante o corregedor.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo