Detran ajusta semáforos e investe na educação para o trânsito no Juruá

por admin
1 visualizações

(Por Flaviano Schneider)

Até pouco tempo atrás o trânsito em Cruzeiro do Sul era muito tranqüilo de tal maneira que não havia necessidade de semáforos. Mas o aumento do número de veículos exigiu a implantação deles em pontos estratégicos. A chegada do verão e reabertura da BR-364 faz com que o trânsito fique ainda mais agitado. E agora existe um novo elemento: com a liberação da ponte do Juruá ao tráfego, os veículos entram na cidade pela Avenida Mâncio Lima o que obrigou o Detran a estudar medidas para fazer com que o fluxo continue normalmente, sem engarrafamentos.

Uma delas foi a de proibir a entrada de caminhões no rumo da praça de táxis, no centro da cidade. Eles deverão seguir pela Avenida Mâncio Lima e de lá seguir para seu destino. Quem vem do Miritizal rumo a Cruzeiro do Sul não poderá virar a esquerda na primeira rua, a 7 de Setembro. No entanto segundo Valdeci Dantas, gerente da Ciretran, as medidas estão sendo estudadas pelo Detran e Polícia Militar e podem não ser definitivas. O objetivo é manter o fluxo constante sem comprometer a segurança.

Mudanças nos semáforos

Desde o último sábado, 11, o Detran e pelotão de Trânsito da PM implantaram modificações no trânsito no centro da cidade e uma das medidas importantes foi a redução do tempo dos semáforos que era de um minuto e quarenta segundos para setenta segundos, o que agilizou o fluxo. Segundo Valdeci, os motoristas estavam reclamando do tempo muito demorado dos semáforos.

O trânsito no centro também mudou. Quem vem pela Avenida Rodrigues Alves não poderá virar à esquerda na direção da Avenida Mâncio Lima, podendo dobrar na rotatória existente nas proximidades da Construacre. Os condutores não poderão dobrar à esquerda, quando vierem pela Avenida Rodrigues Alves, para a Avenida Boulevard Thaumaturgo.

Poderão dobrar à direita entrando no Beco do Mercado para retornar à Avenida Boulevard Thaumaturgo. As modificações visam fluidez, segurança e melhoram a circulação de pedestres que já receberam o benefício das faixas de segurança. Segundo Valdeci, a diretora do Detran, Sawana Carvalho, deverá vir à região do Juruá, quando vai entregar motocicletas para Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.

Educação

O Detran também intensificou sua programação de Educação para o trânsito. Desde o final de maio foram realizadas campanhas educativas ao longo da AC-405, que recebia todo o tráfego de veículos provenientes da BR-364. Neste fim de semana a campanha educativa chega à BR-364, na região do projeto Santa Luzia e deverá ser levada até Feijó.

No bairro Miritizal que, subitamente, com a abertura da Ponte do Juruá, teve o tráfego de veículos intensificado por suas ruas, também recebeu a equipe de educação para o trânsito, com ações em todas as escolas e outros locais de aglomeração. No lado da Lagoa as ações também estão ocorrendo.

A presidente da Associação de Moradores do bairro Miritizal, Maria das Graças Amorim, disse que o bairro melhorou muito depois da abertura da ponte do Juruá e parabenizou o Detran por ter imediatamente entrado com a educação para o trânsito. Ela entende que a população do bairro não estava acostumada com o movimento que está acontecendo agora e é preciso, proteger, especialmente os estudantes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo