A eleição para a nova diretoria da Associação Nacional dos Órgãos Executivos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal (AND) para o biênio 2013-2014, será no dia 28 de fevereiro em Brasília. A diretora geral do Detran no Acre, Sawana Carvalho, está concorrendo à presidência do órgão. Essa é a primeira vez, que um acreano disputa a eleição para o cargo.
A diretoria é composta de um presidente, cinco diretores regionais (representantes das regiões norte, nordeste, sudeste, sul e centro-oeste), dois conselheiros fiscais e três membros suplentes. Sawana Carvalho faz parte da diretoria atual como membro do conselho fiscal.
A AND é uma entidade civil, constituída pelos dirigentes máximos, em exercício, dos Departamentos de Trânsito dos Estados e Distrito Federal, com personalidade jurídica própria, autonomia administrativa, financeira, patrimonial e técnica, sem fins lucrativos, apolítica, de direito privado e âmbito nacional.
Criada em 19 de agosto de 1988, durante o X Encontro Nacional de Integração dos Detran”s, na cidade de Caldas Novas (GO). A associação tem por objetivo congregar os Departamentos de Trânsito para o estudo e solução das questões relevantes relacionados com o Trânsito e sua legislação, bem como desenvolver o intercâmbio entre os Departamentos de Trânsito junto ao Conselho Nacional de Trânsito e órgãos Federais, Estaduais e Municipais, visando o aperfeiçoamento das Normas de Trânsito sua aplicação.
“A missão da AND é ser um centro de reflexões, debates e sugestões para as questões do trânsito terrestre no Brasil, em especial àquelas próprias da competência dos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal”, explica Sawana.