Detran/AC realiza ato simbólico de implantação da primeira placa Mercosul

por Detran AC
8 visualizações

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), Luiz Fernando Duarte,  realizou na manhã desta segunda-feira, 20, no prédio de vistoria do órgão, um ato simbólico de implantação da primeira placa padrão Mercosul no Acre.


As novas placas tem como objetivo padronizar a identificação e fiscalização entre os países vizinhos Foto: Renato Beiruth

A partir de agora, todos os veículos novos já serão emplacados com a nova placa. Os proprietários que realizarem os procedimentos de transferência de município, Estado ou propriedade, ou ainda em caso de furto ou dano muito extenso à placa, também devem aderir ao padrão Mercosul.

O aposentado Daniel Jordão busca atendimento para realizar transferência de Unidade Federativa (UF), ele confessa que ainda não entende como funciona o sistema de emplacamento. “Espero que a placa realmente tenha uma funcionalidade contra fraudes”, conta.

As Placas de Identificação Veicular (PIV), também conhecidas como placas padrão Mercosul, possuem sete caracteres, além de um Quick Response Code (QRCode)  e número de ID único, que coíbem fraudes e falsificações.

“Esse novo modelo de identificação veicular traz inovações tecnológicas, que armazena informações sobre o fabricante, data da fabricação e o número serial da placa, ou seja, um conjunto de informações que garante a autenticidade de cada emplacamento”, explica o presidente do Detran/AC, Luiz Fernando Duarte.


Fotos: Renato Beiruth

Fotos: Renato Beiruth

Fotos: Renato Beiruth

Fotos: Renato Beiruth

Fotos: Renato Beiruth

Fotos: Renato Beiruth

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo