Detran abre Semana Nacional do Trânsito em Cruzeiro do Sul

por admin
0 visualizações

Por Flaviano Schneider

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fez na manhã desta quarta-feira, 18, a abertura da Semana Nacional de Trânsito de 2013 em evento realizado no auditório da Escola Dom Henrique Ruth, com a presença de estudantes e autoridades da área de segurança. A campanha que tem neste ano o tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito, efeitos responsabilidades e escolha”” terá atividades até o dia 25 de setembro.

A diretora geral do Detran, Sawana Carvalho, não participou do evento mas enviou uma mensagem na qual conclama a todos os presentes que se tornem multiplicadores dos conhecimentos que levem a um trânsito mais seguro. Ela saudou e agradeceu o apoio de todas as instituições ao trabalho do Detran como o Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Bombeiros, etc.

O gerente da Ciretran local, Valdeci Dantas, reforçou o pedido. “A segurança no trânsito não é uma luta de uma só instituição, mas é feita com o apoio da população e entidades”.

Educação, engenharia e fiscalização

Segundo Dantas, o trabalho do Detran tem três eixos principais: educação,engenharia de tráfego e fiscalização. O trabalho de educação neste ano já chegou a todas as escolas do município, inclusive na zona rural alcançando cerca de 30 mil alunos. A educação de trânsito também é estendida a empresas e grupos de categorias específicas como os mototaxistas, taxistas, entregadores de encomendas, etc.

Com relação à fiscalização, Dantas informou que o Detran vai intensificar, durante toda a semana do trânsito, as ações de educação e prevenção de acidentes, além de palestras e ações dos educadores e agentes.

Nesse ano, o número de vítimas fatais de trânsito chegou, em setembro, ao número de nove, um a mais que durante todo o ano passado, mas menos que em 2011 quando ocorreram 17 mortes. Para Dantas, as causas principais são a imprudência e o uso de álcool, responsáveis por algo em torno de 80% dos acidentes. Lembrando que a PM realiza três vezes por semana a Operação Álcool Zero.

“Se considerarmos que o movimento aumentou, muitos veículos foram acrescentados à frota, a estatística não está tão exagerada. Mas não podemos aceitar nove vítimas até o mês de setembro. São vidas importantes e de pessoas saudáveis”.

No setor de engenharia, a diretora Sawana mandou uma equipe que já está há duas semanas trabalhando em diversos pontos críticos da cidade. O detalhe é a sinalização feita para deficientes e idosos. Depois de Cruzeiro do Sul, a equipe vai também trabalhar nos municípios de Rodrigues Alves e Mâncio Lima.

Governo faz sua parte

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Cruzeiro do Sul, Adriano Santos considera de grande importância a realização da Semana do Trânsito. Para ele, Cruzeiro do Sul é uma cidade pequena com exagerado número de veículos. “Não temos estacionamento no centro, as ruas são estreitas, a sinalização é imperfeita. O governo tem feito a parte dele com educação e sinalização e coibindo infrações de trânsito, mas numa cidade pequena como a nossa não há espaço para este excessivo número de veículos”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo