Confira os serviços em que a vistoria de veículo se torna obrigatória

por admin
2 visualizações

Fhaidy Acosta 
 

Diversos serviços realizados no Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) necessitam da realização da vistoria veicular. Mas, para quê? O Detran/AC esclarece quais são procedimentos a serem seguidos para realização do serviço em menor tempo e sem dificuldades.

A vistoria de identificação veicular tem por objetivo checar as características físicas do veículo, equipamentos e seus agregados. Legitimar os itens e números que constam na documentação do proprietário, a propriedade e verificar se o veículo dispõe de equipamentos obrigatórios e se estes estão funcionais.

Vale lembrar que toda vistoria veicular realizada pelo Detran/AC tem a validade de 30 dias a partir da data da emissão do formulário de vistoria (Foto:Fhaidy Acosta)

Caso constatada alguma alteração, verificar se ela foi autorizada, regularizada e se consta no prontuário do veículo no sistema do Detran.

No Acre, a maioria das vistorias realizadas é para transferência entre proprietários e também de um estado para outro, além da alteração de categorias.

De acordo com a chefe do Setor de Vistoria do Detran/AC, Aline Ramos, um dos maiores gargalos para realização dos serviços de forma rápida é que, muitas vezes, o responsável pelo veículo não tem em mãos todos os documentos necessários.

“Para realizar qualquer tipo de vistoria é necessário estar munido de um documento oficial com foto. Nos casos de transferência veicular é preciso além do documento de identificação oficial com foto, o Documento Único de Transferência [DUT] com assinaturas autenticadas, sendo que sem esse documento não é possível fazer a vistoria”, explica Aline Ramos.

A Vistoria Veicular do Detran/AC em Rio Branco está localizada na Travessa Caramuru, 113 – CEP. 69918-096 (rua ao lado do Lar Vicentino) bairro 7° BEC. Nos municípios o serviço é realizado nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Vale lembrar que toda vistoria veicular realizada pelo Detran/AC tem a validade de 30 dias a partir da data da emissão do formulário do serviço.

Veículos recolhidos no Detran

Nos casos de veículos retidos nos pátios do Detran por alguma irregularidade, a vistoria é feita no Detran Parqueamento, localizado na Avenida Antônio da Rocha Viana, 2005 – Vila Ivonete, Rio Branco – AC, 69914-220.

Para a recuperação do veículo é necessário pagar todas as taxas veiculadas como guincho, pátio, multas e se houver alteração de características, o proprietário deve repor as peças originais do bem.

Emanuel Oliveira foi ao pátio retirar sua moto que estava recolhida havia quatro dias, por violação do lacre da placa e alteração da característica e teve que repor as peças para liberação.

“Eu não vi que o lacre da placa estava quebrado, mas sabia que não poderia alterar as peças, agora vou pagar para retirar a moto e colocar as peças originais para evitar que essa situação ocorra novamente”, destaca Emanuel.

Serviços que necessitam de Vistoria:

Transferência de propriedade;

Transferência de propriedade e município;

Transferência de município;

Transferência de propriedade e UF;

Transferência de UF;

Relacração de placa;

Alteração de características;

Alteração de categoria;

Alteração de dados no CRV;

Inclusão de alienação;

Exclusão de alienação;

2ª Via de CRV/DUT;

Recuperação de CRLV (documento de circulação) recolhido;

Veículos arrematados em leilão e baixa de registro de veículos.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo