Com aumento das chuvas, Detran alerta: pista molhada exige cuidados redobrados

168 visualizações

Daigleíne Cavalcante

No Acre, o período de chuvas intensas já começou e com ele a necessidade de redobrar a atenção ao trânsito, já que com a pista molhada e a redução da visibilidade, o risco de acidentes aumenta.

Pneus em mau estado de conservação e alta velocidade são as principais causas de acidentes durante a chuva, pois é essa combinação que provoca a aquaplanagem, fazendo o veículo deslizar na pista e o motorista perder o controle.

“Nesses casos deve-se tirar o pé do acelerador para diminuir a velocidade e não pisar no freio. Além disso, também não se pode fazer movimentos bruscos, o ideal é girar levemente o volante, até retomar o controle do veículo” explica o agente de trânsito do Detran/AC, Ícaro Roque.

É importante salientar também que o cinto de segurança deve sempre ser usado. O  equipamento é obrigatório para todos os ocupantes do veículo e, nos casos de acidente, pode reduzir em até 70% os riscos de lesões e em 40% os riscos de mortes dos ocupantes de um veículo, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

Os dias de chuva exigem atenção e responsabilidade, também, dos pedestres. É preciso tomar cuidado na travessia de ruas e calçadas, tanto em função de locais com água alagada, quanto pela visibilidade.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo